Anunciada nesta quinta-feira (14), a renúncia do diplomata brasileiro Roberto Azevêdo ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio ( OMC ) terá um efeito negativo na economia mundial , justamente em um momento em que o comércio exterior precisa ser fortalecido. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria ( CNI ), que considera equivocada a saída de Azevêdo em meio a um cenário de crise dentro da própria OMC.

Tesouro estima rombo de até R$ 700 bilhões nas contas públicas em 2020

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi , a saída antecipada do brasileiro é um resultado negativo do aumento do protecionismo no mundo e do unilateralismo. Para ele, Azevêdo apresentou resultados concretos desde que assumiu a direção da OMC e é a pessoa certa para definir os rumos do comércio mundial neste momento de crise.

Roberto Azevêdo
Fotos Públicas
Roberto Azevêdo


Para o Brasil , o distanciamento do mundo das regras internacionais de comércio e a imposição de barreiras são uma notícia ruim, ainda mais no momento em que o comércio exterior será um dos poucos instrumentos para o país sair da crise econômica - disse Abijaodi.

Ele destacou como resultados positivos da gestão do diplomata a celebração do Acordo de Facilitação de Comércio da OMC , em 2013, e um acordo para que países desenvolvidos eliminassem os subsídios à exportação de produtos agrícolas, em 2015. Mas lembrou que o organismo tem desafios, como o de solucionar o impasse no Órgão de Apelação - terceira e última instância de disputas comerciais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!