A arrecadação de ICMS em São Paulo em abril teve queda de 19% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O governo estadual diz que a redução foi provocada pelos efeitos da pandemia de coronavírus em si. As medidas de isolamentio social impactaram menos, segundo o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles .

Salário mínimo em abril deveria ter sido de R$ 4.673, calcula Dieese

"O inimigo da economia não é a quarentena. É o vírus, é a pandemia", afirmou o governador João Doria em entrevista nesta segunda-feira (11).

João Doria (PSDB)
Valter Campanato/Agência Brasil - 23.4.19
João Doria (PSDB)


O tucano ainda destacou que uma série de atividades em São Paulo não possuem restrição para funcionar. Lembrou que a construção civil, transformada em atividade essencial na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro , nunca parou no estado.

Você viu?

"Quero deixar claro que não deixamos e não deixaremos de ser atentos a medidas econômicas. Mas a ordem prioritária é salvar vidas, dar proteção aos mais pobres e na sequência a economia", acrescentou Doria .

O secretário Henrique Meirelles afirmou que 74% das empresas instaladas no estado não possuem nenhuma restrição para as suas atividades. A queda de arrecadação do ICMS é relacionado diretamente à reduçãoda atividade econômica, segundo o titular da pasta da Fazenda.

Procon notifica Caixa por filas e aglomerações em agências e cobra solução

"A diferença de arrecadação cai em abril, em relação ao ICMS de 2019, 19%, mas os efeitos dos setores que não possuem nenhuma restrição são sistêmicos, com 73% da perda do PIB correspondendo apenas à pandemia. Portanto, 27% do PIB é afetado pela quarentena, mas avaliações mostram que mesmo que não tivesse a quarentena esses setores seriam impactados pela pandemia", afirmou. 

Meirelles disse que para os meses de maio e junho a queda projetada da arrecadação com ICMS será maior. O imposto é a principal fonte de recursos do estado. A previsão para o ano de 2020 era de uma arrecadação de R$150 bilhões.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!