Um falso anúncio de emprego levou dezenas de desempregados a formar uma longa fila na porta de uma escola nesta terça-feira, em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) , no bairro de Curicica, na Zona Oeste do Rio. O comunicado que circulou por meio de mensagens de WhatsApp oferecia 700 vagas em hospitais de campanha da cidade para auxiliares de serviços gerais.

Bancos poderão conceder empréstimo com garantia do FGTS

O suposto salário seria de R$ 1.153, além de adicional de insalubridade. A promessa era de que a carteira de trabalho seria assinada na hora. Na esperança de conseguir uma oportunidade de trabalho, os trabalhadores desempregados formaram filas em frente à escola municipal Madre Tereza de Calcutá , e encontraram os portões fechados.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro
Divulgação/Airbnb
Cristo Redentor, Rio de Janeiro


Denúncia à polícia

A Prefeitura do Rio divulgou uma nota afirmando que considera "inacreditável e lamentável" a criação de falsas notícias em um momento tão difícil. Informou ainda que a Secretaria municipal de Educação não ofereceu vagas de emprego, e que a 7ª Coordenadoria Regional de Educação ( CRE ) está registrando um boletim de ocorrência para que haja uma investigação policial a fim de averiguar as responsabilidades no caso do falso anúncio.

Você viu?

A Secretaria municipal de Educação declarou também que, "em tempos de crise e pandemia, é estarrecedor que alguns usem de má-fé para tentar enganar a população, principalmente a parcela mais vulnerável - aqueles que estão desempregados - com ofertas falsas de emprego".

A RioSaúde , gestora do Hospital de Campanha do Riocentro, reforçou que desconhece a origem dos anúncios citados e não tem qualquer responsabilidade sobre os mesmos.

Maia defende aprovação sem alterações de socorro a estados do Senado

De acordo com a Prefeitura do Rio , os internautas devem redobrar a atenção porque, na página em que os anúncios foram publicados, há vários outros citando o suposto hospital de campanha em bairros diversos, e não na Barra da Tijuca , onde fica a unidade da rede municipal.

Veja alguns cuidados para não cair em golpes

Desconfie

  • As mensagens compartilhadas por redes sociais e WhatsApp devem ser checadas em canais oficiais pelos candidatos, a fim de evitar deslocamentos desnecessários e golpes. O site Vagas.com divulgou orientações de Lia Fonseca , diretora da Next Recursos Humanos, e Thais Amorim , que trabalha buscando talentos para empresas, para que trabalhadores identifiquem os anúncios falsos e não caiam em golpes pela internet.

Atenção ao site

  • Um indício de que uma vaga pode ser falsa é o anúncio levar para um site estranho, que pouco ou nada tem a ver com carreira e emprego. A orientação é checar se o endereço leva para um portal de vagas de emprego ou para o próprio site da empresa contratante.

Ligação

  • Outro sinal de que uma oportunidade não é verdadeira é o candidato receber uma ligação imediatamente após fazer sua inscrição. Normalmente, o contato será para oferecer algum serviço pago.

Vaga muito genérica

  • Outro indício de que se trata de um anúncio falso é aquele que vale para qualquer candidato. Normalmente, esses anúncios são montados por empresa que querem formar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!