Milhões de pessoas formam filas por todo os EUA para terem comida de graça
Reprodução
Milhões de pessoas formam filas por todo os EUA para terem comida de graça

Desempregados e sem dinheiro devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), milhões de pessoas ficam na fila por horas nos Estados Unidos para receber comida de graça. Os bancos de alimentos, que já atendem uma população vulnerável, estão multiplicando a distribuição, mas temem que não sejam capazes de lidar com a crescente demanda.

Leia também: Covid-19 lançará mais 5,4 milhões de brasileiros na extrema pobreza, diz estudo

As mesmas cenas são exibidas em todo o país, de Nova Orleans a Detroit e Nova York, onde o governo da cidade oferece café da manhã, almoço e jantar gratuitos em várias partes da cidade.

Veja fila de carros formada em Houston, Texas:

São imagens de uma população desesperada, que em geral perdeu o emprego e, portanto, sua renda, aguardando a chegada de um cheque do governo federal, que aprovou no final de março um grande plano de apoio à economia.

Mas para alguns, como milhões de imigrantes sem documentos, principalmente de origem latino-americana, não haverá cheque, alertou o governo Donald Trump .

"Estou sem nada"

"Eu já tenho dois meses agora que não trabalho porque fui quase um dos primeiros que o vírus pegou, e então não tenho emprego e também não tenho dinheiro", disse à AFP Domingo Jiménez, imigrante que ficou na fila por mais de três quarteirões. Sexta-feira para receber comida do governo municipal de Corona, Queens, um dos bairros mais afetados pelo Covid-19 em Nova York.

"Venho aqui buscar comida, seja o que for, porque estou praticamente sem nada", acrescentou.

Na terça-feira, mais de 1.000 veículos aguardavam na fila em uma distribuição organizada pelo banco de alimentos de Pittsburgh, Pensilvânia, cuja demanda aumentou 38% em março.

Em oito operações excepcionais como essa, foram entregues cerca de 227 toneladas de alimentos, explicou Brian Gulish, seu vice-presidente.

"Muitas pessoas usam nossos serviços pela primeira vez", observou ele. "É por isso que as filas são tão longas. Eles não conhecem nossa rede" de mais de 350 pontos de coleta no sudoeste da Pensilvânia, disse ele.

Em 9 de abril, em San Antonio, Texas, cerca de 10.000 veículos alinhados em um banco de alimentos, alguns da noite até a manhã seguinte.

Você viu?

"Não trabalhamos há meses", diz Alana, uma latina que prefere não dar seu sobrenome na cidade de Chelsea, nos arredores de Boston, a mais afetada pela pandemia no estado de Massachusetts.

"Ontem vi uma mulher com um bebê de 15 dias e duas outras crianças, o marido está desempregado e ele não tem mais comida em casa. Eu dei a ele o que ele tinha", disse ela à AFP durante uma distribuição de comida por soldados de Guarda Nacional.

Em Akron, Ohio, as necessidades dos bancos de energia aumentaram 30%. "Ao longo dos anos, construímos uma cadeia de suprimentos que pode atender a certas necessidades", disse Dan Flowers, CEO do Akron-Canton Regional Foodbank. "Aumentar em 30% da noite para o dia é quase impossível."

Os bancos de alimentos, incluindo as 200 afiliadas locais da rede Feeding America , estão recebendo doações excepcionais.

Um contribuinte bancário regular, o gigante JM Smucker (que produz café Folgers) fez doações adicionais em Ohio e a Ugly Dog Distillery do Michigan doou um caminhão inteiro de álcool gel em garrafas de bebidas, disse Flowers.

Mais doações

As doações também vêm em dinheiro, de casas anônimas ou de Jeff Bezos, dono da Amazon e da maior fortuna do mundo, que ofereceu US $ 100 milhões à Feeding America.

Sem as doações, "esses bancos de alimentos não seriam capazes de atender à demanda", disse Flowers, que está comprando 35% de seus suprimentos hoje, acima dos 5% em tempos normais, já que o restante vem de doações.

O Banco de Alimentos de Nova York, uma das maiores organizações da metrópole, aumentou o volume de pedidos. "Se fizermos novamente depois de uma semana, os preços podem ter subido e o prazo de entrega está aumentando exponencialmente", disse Zanita Tisdale, diretora da organização.

"Nossos funcionários não dão mais", disse Flowers. "Eles trabalham tão duro. Gostaríamos que tudo isso terminasse."

Como muitos outros, sua organização não aceita voluntários, para evitar a propagação do vírus. Para aliviar o pessoal, a Guarda Nacional enviou soldados para muitas cidades severamente afetadas, como Chelsea.

Depois de um mês estressado, a rede de bancos de alimentos continua, mas a preocupação cresce. "O provisionamento ainda é suficiente, mas em um mês não sabemos", disse Brian Gulish.

Leia também: Confira o que muda para o trabalhador na crise do Covid-19

O plano de apoio econômico prevê US $ 850 milhões em alimentos para esses bancos, disse Flowers, que espera colher os primeiros benefícios em junho. "O que me preocupa são as próximas seis a oito semanas", disse ele.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!