Vendas de smartvs, notebooks e outros dispositivos aumentou durante isolamento
iG/Claudia Tozetto
Vendas de smartvs, notebooks e outros dispositivos aumentou durante isolamento

Com o crescimento das lives pela internet e o home office, muitos consumidores decidiram trocar de aparelhos eletroeletrônicos. Segundo dados da consultoria GFK, houve avanço de 71% nas vendas de TVS pela internet no mês de março em relação ao ano passado. Sistema de som com tecnologia de reprodução sem fio registrou avanço de 62% em março. Já os notebooks tiveram aumento de 85%.

— Pelo fato de a casa ser o centro do entretenimento e do trabalho, muitas pessoas perceberam que era preciso trocar de equipamentos. Seja a TV ou notebook. Até os roteadores de internet entraram na lista — afirmou o consultor Antonio Campos Cesar.

Mas além das compras, é preciso atenção para saber aproveitar a integração de celular e computadores com as TVs. Normalmente, os usuários pesquisam e encontram a live via smartphone. Mas isso não significa que será necessário acompanhá-la somente neste dispositivo. É possível compartilhar as transmissões do smartphone para a TV.

No caso do YouTube, é possível selecionar o conteúdo e compartilhar para a TV: abra o aplicativo no smartphone, pesquise a live desejada e clique no ícone de transmissão no canto direito superior da tela. A lista de dispositivos conectados à mesma rede aparecerá e, então é só selecionar a sua Smart TV. O aplicativo do YouTube será iniciado diretamente no show escolhido e o smartphone ficará livre para outras funções.

Mas cada fabricante tem sua própria tecnologia para facilitar a interação entre celular e TV. A Samsung tem a função SmartView no celular. Basta clicar no ícone da função no menu de configurações e fazer o pareamento com a TV. Em outros smartphones, o espelhamento pode ser feito pelo aplicativo SmartThings.

Leia mais:  Bancos facilitam aquisição de imóveis em meio à crise

Você viu?

Também é possível acessar a live diretamente na plataforma Tizen da sua Smart TV, que possibilita acesso rápido e intuitivo aos aplicativos disponíveis.

Outra opção é investir em sistema de som com tecnologia Bluetooth, como o soundbar. Segundo a Samsung, a tecnologia de som surround amplia a área de alcance do áudio e torna a experiência ainda mais imersiva.

Uma dica simples para evitar travamentos durante os shows é sempre conferir o sinal de internet antes do início da live e, para dar mais estabilidade à conexão, uma dica simples é usar um cabo de rede que conecte a sua smart TV diretamente no roteador Wi-Fi.

— TVs de tela grande e soundbars foram o casamento perfeito para curtir as lives. Além disso, a plataforma Tizen oferece aplicativos para o consumidor curtir séries e filmes, músicas e podcasts, transmissões esportivas, apps fitness e muito mais — diz Erico Traldi, diretor da divisão de TV e áudio da Samsung Brasil.

Para que a velocidade do Wi-Fi e a cobertura de rede atendam às necessidades dos usuários, que aspectos de conectividade devem ser considerados? Hamilton Mattias, diretor de Produtos da Qualcomm, destaca a tecnologia Wi-Fi Mesh, presente em roteadores, que permite maior velocidade ao usar duas frequências e diversos fluxos de transmissão.

— A solução permite a mesma velocidade e intensidade de conexão em todos os cômodos, bastando adicionar mais extensores conforme sejam necessários, de acordo com a área da casa. Os equipamentos que formam a rede Wi-Fi mesh se comunicam entre si — disse Mattias. — É fácil de instalar. Com um aplicativo instalado no seu celular, você mesmo instala seguindo passos simples. Em poucos minutos sua rede estará pronta para usar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!