Brasil Econômico

Tereza Cristina
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina


Nesta quarta-feira, 8, a ministra da Agricultura , Tereza Cristina, anunciou que a pasta, ao lado dos ministérios da Economia e Cidadania, adotará medidas de apoio aos pequenos produtores durante a pandemia do novo coronavírus . R$ 500 milhões serão direcionados em compras de produtos da agricultura familiar, principalmente leite, flores e hortifrúti. O anúncio aconteceu em evento na Câmara de Comércio Árabe, transmitido pelo Instagram.

Leia também: ruralistas querem tributos para garantir abastecimento durante crise

Tereza esclareceu que o dinheiro vai para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em que o governo federa l realiza a compra diretamente dos agricultores. Depois, os produtos são distribuídos, juntamente dos estados e municípios, para serem vendidos ou doados em todo país. O dinheiro será aplicado pelo ministério da Cidadania e administrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto não se soube dizer que este apoio acontecerá por Medida Provisória (MP) ou pelo executivo. Esses critérios devem ser aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Leia também: Diante crise, China aumenta produção de alimentos

Segundo a ministra, os setores de flores e hortifrutis são os mais vulneráveis no momento, muito por conta do fechamento de bares e restaurantes durante a pandemia . "O hábito de consumo tem mudado neste momento de pandemia. Precisamos dessas cadeias produtivas trabalhando, para que não tenhamos um problema de abastecimento após a crise", explica.

Na transmissão, a ministra afirmou que estão sendo avaliadas propostas para prorrogação de financiamento de custo e investimento até 30 de julho. “Entre hoje e amanhã, novas medidas devem ser anunciadas", completou. Segundo o ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, é uma medida importante para que a cadeia de produção de alimentos siga em funcionamento.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários