O Procon-RJ lança, nesta terça-feira (6), uma linha de telefone exclusiva para receber denúncias relacionadas a pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2). O número (21) 97272-1337 não receberá ligações, apenas mensagens por WhatsApp .
Cadastro Único: Informais receberão auxílio emergencial a partir de terça
Outra alternativa é fazer o registro pelo link www.denunciaproconrj.site. A ideia do órgão estadual é estimular os consumidores a enviarem vídeos e fotos que comprovem a sua queixa, agilizando o trabalho de fiscalização.
"Quando recebemos a denúncia de preço abusivo, já com a foto da nota fiscal, da etiqueta na prateleira e do local de venda, já temos o indício da irregularidade, o que agiliza o processo de fiscalização. Além disso, como é uma comunicação rápida, se temos ficais na rua, podemos rapidamente deslocá-los para o local da denúncia", explica Cassio Coelho , presidente do Procon-RJ .
Você viu?
Para fazer a denúncia pelo WhatsApp
é preciso informar o nome do estabelecimento, endereço, produto ou serviço com problema e relatar a irregularidade.
Coelho destaca que esse canal tem um canal diferente daquele usado regularmente pelos consumidores para registrar suas reclamações cotidianas:
"A ideia desse canal é receber denúncias de problemas de caráter mais coletivo como preços abusivos, escassez de produtos, venda irregular de álcool gel , como identificamos outro dia numa padaria", afirmou.
Para fugir da aglomeração: saiba pagar as contas por telefone e pela internet
Para questões particulares, o Procon-RJ
mantém funcionando o aplicativo Procon-RJ e o site www.procononline.rj.gov.br.
Nos últimos 30 dias, o Procon estadual registrou um aumento de 150% no número de reclamações. As queixas sobre problemas relacionados à pandemia somaram 600 reclamações, 99% eram referentes a aumento abusivo de preços e venda de produtos de forma irregular.