fila itaú
Rovena Rosa/Agência Brasil
Para fugir de filas nos bancos e evitar o contágio da Covid-19, pagar contas de casa é essencial

Em tempos de isolamento social, por causa da pandemia do novo coronovírus (Sars-Cov-2), o pagamento das contas neste início de mês pode ser um grande desafio para quem está acostumado a fazer tudo na agência bancária. Prova disso são as filas que se formaram em alguns bancos na Região Metropolitana no Rio de Janeiro, aumentando o risco de contágio. Mas não é necessário sair de casa para quitar as contas, já que há meios simples até mesmo para quem não está acostumado a fazer pagamentos remotos, segundo a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Leia também: MP que permite corte de jornada e salário exige negociações; veja cada caso

Confira as alternativas

Por telefone:

O pagamento de contas pode ser feito por telefone, no chamado "canal de relacionamento" do banco. Para tanto disque no número no verso do cartão do banco e preste as informações que serão solicitadas pelo atendente.

Pelo telefone também é possível fazer transferências , consultar saldos e extratos, agendar pagamentos de títulos, aplicações e resgates e contratação de crédito.

Qualquer dúvida ligue para o SAC ou Ouvidoria do banco e peça esclarecimento.

Veja o contato telefônico dos principais bancos:

  • Banco do Brasil - Canal de Atendimento 4004-0001 e SAC 0800-729-0722;
  • Bradesco - Canal de Atendimento 3003-0237 e SAC 0800-704-8383;
  • Caixa - Canal de Atendimento 3004-1105 e SAC 0800-726-0101;
  • Itaú - Canal de Atendimento 4004-4828 e SAC 0800-728-0728; e
  • Santander - Canal de Atendimento 4004-3535 e SAC 0800-762-7777.

No site do banco:

Pelo computador é possível acessar a sua conta, o chamado internet banking, e fazer o pagamento das faturas a vencer, assim como toda a movimentação de conta corrente e das aplicações. Alguns bancos também estão dispondo de canais pelo WhatsApp.

Aplicativo:

Os aplicativos dos bancos, usados diretamente no celular, permitem a leitura do código de barras, podendo ser feito o pagamento imediato ou programado para a data de vencimento.

Não consegui pagar:

Se tiver dificuldade em pagar alguma de suas contas, procure a empresa e peça uma opção para quitar o débito.

Fuja de fraudes

Cuidado com golpes. Não forneça seus dados por telefone, caso receba uma ligação de pessoa que se identifique como sendo do banco onde mantém a sua conta corrente. Se precisar dos serviços, você é quem deve fazer a ligação para o número que consta no seu cartão.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários