O Ministério da Economia suspendeu temporariamente nesta segunda-feira a divulgação dos dados de nível de emprego. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do ministério, as empresas não enviaram as informações necessárias para a consolidação de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ).
Governo vai incluir trabalhador doméstico na MP trabalhista
A divulgação costuma ser mensal e o ministério ainda não publicou os dados de janeiro
nem de fevereiro
deste ano.
Você viu?
O envio mensal das informações de admissões e desligamentos pelas empresas ao governo é obrigatório. Segundo a secretaria, 17 mil empresas deixaram de enviar as informações em janeiro , representando 2,6% do total que tiveram movimentações no período.
Em nota, a pasta justificou a suspensão para não comprometer o “rigor metodológico” e a qualidade dos dados. O ministério informou que está entrando em contato com as empresas em conjunto com o Conselho Federal de Contabilidade , para que o envio dos dados seja feito.
Acordo com empresa de gás suspende corte de abastecimento na região de Sorocaba
Entre as justificativas para o atraso na divulgação, o ministério citou o coronavírus
, que tem dificultado a regularização das empresas e mudanças burocráticas que foram feitas na maneira de envio e registro dos dados. O atraso dos dados não intefere nos pedidos e nas concessões de seguro-desemprego
, esclareceu a pasta.