Na China, os índices acionários registraram o pior mês desde maio do ano passado, com o avanço do coronavírus no mundo
Foto: Reprodução
Na China, os índices acionários registraram o pior mês desde maio do ano passado, com o avanço do coronavírus no mundo

As bolsas na Ásia e na Europa voltaram a registrar fortes quedas nesta sexta-feira. Na Europa, o mercado deve fechar em sua maior queda semanal desde a crise de 2008, com temor de recessão global. Na China, os índices acionários registraram o pior mês desde maio do ano passado, com o avanço do coronavírus no mundo.

Dólar chega a R$ 4,50 e bolsa opera em queda nesta quinta-feira

O índice STOXX 600, que reúne ações de diferentes países europeus, caía 4,2% nesta manhã. Em Londres, a Bolsa recuava 3,16% e, em Frankfurt e Paris, o mercado cedia 3,87% e 2,93%, respectivamente.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 3,55%, enquanto o índice de Xangai teve perdas de 3,71%. Ambos marcaram a pior queda diária desde 3 de fevereiro, quando as infecções estavam se espalhando rapidamente pelo território chinês.

Governo foi alertado sobre crise no Bolsa Família e ignorou, diz jornal

- Podemos ter subestimado o impacto da epidemia do vírus fora da China - disse Yan Kaiwen, analista do China Fortune Securities. - Embora a China tenha conseguido controlar rapidamente o vírus, não existem garantias de que outros países poderão fazer o mesmo.

No mês, o CSI300 recuou 1,6%, enquanto o SSEC caiu 3,2%, registrando o pior mês desde maio de 2019, e a maior perda semanal desde abril.

Você viu?

Quer planejar a vida financeira depois dos gastos no Carnaval? Veja dicas

Para efeito de comparação, a Bolsa japonesa Nikkei despencou 9% neste mês, e o S&P 500, nos EUA tinha queda de quase 8% até o fechamento de quinta-feira.

Nesta sexta-feira, o índice Nikkei chegou a despencar 5%, mas fechou com recuou de 3,67%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,42%, e o índice Kospi, da Bolsa de Seul, teve desvalorização de 3,30%.

Como conseguir um emprego no mercado digital em 2020


Na quinta-feira, os três principais índices de Wall Street caíram pelo sexto pregão consecutivo. O Dow Jones caiu 4,42%. S&P (mais amplo) e Nasdaq (tecnologia) fecharam com desvalorização de, respectivamente, 4,43% e 4,61%.

Na bolsa brasileira , o Ibovespa (índice de referência da B3) fechou com queda de 2,59%, aos 102.983 pontos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!