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Foto: Divulgação
Heineken

A Fundação Procon-SP notificou o Grupo Heineken a prestar esclarecimentos sobre o recolhimento de garrafas long neck 330ml da cervejaria que podem soltar lascas de vidro ao abrir, causando lesões ou ingestão acidental do vidro.

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Segundo a entidade de defesa do consumidor, a notificação foi recebida pela empresa na última sexta-feira (21) e o prazo de resposta são de sete dias.

O Procon-SP quer saber quando e como foi identificado o problema, os riscos à segurança e saúde do consumidor, se foram registrados acidentes e quais os procedimentos que o grupo tomou para reparar o problema.

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A cercejaria deverá informar ainda lote, período inicial e final de fabricação das garrafas afetadas e apresentar os anúncios publicitários veiculados, datas e meios utilizados, para informar o risco ao consumidor e como está sendo feito a colheta dos itens.

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Segundo comunicado no site da Heineken, a alteração que pode levar ao desprendimento de vidro na abertura foi identificada em 0,3% das garrafas de long neck 330ml.

As garrafas com as letras CH em relevo na parte inferior da embalagem, diz a fabricante, fazem parte desses lotes. O grupo pede para que caso identifique o problema, não consuma a cerveja e entre em contato com a empresa para a substiuição ou reembolso pela 0800 885 2462 ou pelo e-mail faleconosco@heineken.com.br.

A fabricante fala em recall voluntário, no entanto, o diretor executivo do Procon-Sp, Fernando Capez, diz que esse tipo de convocação é obrigatória, de acordo, com o código de defesa do consumidor.

Por meio de nota, o grupo Heineken no Brasil confirma que está realizando o plano de recall voluntário aprovado pela Senacon e "em linha com seu compromisso de atuar com o máximo de respeito e transparência, reforça que segue à disposição das autoridades".

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