Caso a greve dos petroleiros , que completa 18 dias nesta terça-feira (18), venha a afetar o refino e a entrega de derivados, as distribuidoras têm estoque médio de oito a dez dias de combustíveis líquidos como gasolina , diesel e álcool , e outros três dias de GLP , o gás de cozinha.

Empresário que aplicou golpe da Telexfree será julgado nos Estados Unidos

A informação é do diretor da Agência Nacional do Petróleo ( ANP ) Felipe Kury , segundo o qual o abastecimento até o momento está totalmente normal.

Greve dos petroleiros
Divulgação/FUP
Greve dos petroleiros


"A gente acompanha, diariamente, através do escritório de crise da Petrobras , e a posição é que o processo está sob controle com as equipes de contingência e negociação com os líderes do movimento. Até porque, se a Petrobras precisar de algum auxílio para garantir o abastecimento, a agência está disponível para atuar", afirma Kury. 

Você viu?

Estoques estratégicos

De acordo com Kury , até o momento, as equipes de contingência estão suprindo e têm os estoques estratégicos que estão no âmbito da distribuição.

"Se o movimento e a Petrobras entrarem em um acordo, espero em breve, não deve haver nenhum tipo de impacto no abastecimento", ressaltou o diretor.

Maia critica 'parte' do setor privado que defende a volta do "imposto do cheque"

O executivo explicou que, legalmente, tanto a Petrobras como as distribuidoras são obrigadas a terem um determinado estoque de combustíveis , que no caso das distribuidoras varia entre oito a dez dias, e de três a quatro dias para o GLP . Mas esses prazos, segundo o diretor, variam muito pois dependem da logística de cada região.

O diretor lembrou que existe ainda a alternativa de aumentar as importações de combustíveis se for necessário.

"Existe o desafio da produção nacional, mas há alternativas de importação em um caso extremo. O mercado funciona com oportunidades, se existe essa oportunidade, se houver falta de produto, pode haver cobertura desse gap com a importação", ressaltou o diretor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!