Donald Trump, presidente dos EUA
Joyce N. Boghosian/White House
Donald Trump, presidente dos EUA

WASHINGTON — O presidente americano Donald Trump aproveitou a reunião de líderes globais no Fórum Econômico Mundial , em Davos (Suíça), para pressionar a União Europeia (UE) por um novo acordo comercial.

Trump indicou que o bloco econômico planeja convocar o que ele chamou de "reunião de emergência" para preparar as negociações com os Estados Unidos.

No dia do julgamento de seu impeachment, Trump elogia acordos comerciais dos EUA

A Organização Mundial do Comércio (OMC) também foi alvo de Trump. O presidente dos EUA prometeu uma "ação dramática" contra a entidade e disse que o diretor-geral do grupo visitará Washington na próxima semana, sem dar mais detalhes.

O americano ameaçou impor tarifas sobre carros fabricados na Europa, a menos que a UE concorde com um acordo comercial, embora ele não tenha dado um prazo público para firmar a medida. Ele teve uma conversa para tratar do assunto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Trump diz que gostaria de conhecer Greta Thunberg

— Tive um encontro com eles (representantes europeus) ontem. Eu queria esperar até terminar a (negociação com) China, para ser sincero — disse Trump em entrevista à rede americana CNBC. — Agora a China terminou, e eu me encontrei com o novo chefe da Comissão Europeia, o que é ótimo. Tivemos uma ótima conversa. Mas eu disse que se não conseguirmos algo, terei que tomar uma ação, e a ação será uma tarifa muito alta para os carros e outras coisas europeias que entrarem em nosso país.

Trump expressou confiança de que a UE concordaria com um acordo comercial antes que ele se sinta obrigado a impor tarifas.

— Não quero que seu público fique nervoso — disse ele na mesma entrevista à CNBC.

Reação contra OMC

A OMC perdeu a capacidade de intervir em disputas comerciais depois que dois de seus árbitros deixaram seus cargos e os Estados Unidos boicotaram a indicação de novos nomes para os postos.

— Vamos fazer algo que acredito que será muito dramático — disse Trump, em Davos, a repórteres. — O diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, devem chegar a Washington na próxima semana ou talvez na semana seguinte, e começaremos a trabalhar nisso — acrescentou Trump.

Washington finalizou este mês seu acordo comercial de "fase 1" com Pequim e se aproximara da promulgação de um novo acordo comercial com o México e o Canadá. Trump e seu governo culparam a OMC por permitir que a China "se aproveitasse" dos Estados Unidos.

— Se a OMC deve cumprir e desempenhar seu papel na economia global de hoje, precisa ser atualizada — disse Azevedo. —Estamos comprometidos em efetuar essas mudanças.

O diretor da OMC disse que discutirá o que precisa ser mudado com Trump o mais rápido possível, assim como com líderes de outros países membros da organização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!