Al Gore comenta fala de Paulo Guedes
Divulgação
Al Gore comenta fala de Paulo Guedes


O ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore , um dos principais líderes ambientais do mundo, rebateu o comentário feito pelo ministro da Economia , Paulo Guedes , de que o maior inimigo do meio ambiente é a pobreza. A declaração do americano foi feita nesta quarta-feira (23) durante uma mesa sobre a Amazônia, no Fórum Econômico Mundial , em Davos, na Suíça.

Na mesa, em que estavam o cientista brasileiro Carlos Nobre, a primatologista britânica Jane Goodall e o presidente da Colômbia, Ivan Duque, Gore foi questionado pela mediadora sobre os conflitos entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento.

Na pergunta, a responsável pela mesa lembrou que o Brasil frequentemente afirma que a pobreza é o principal inimigo da Amazônia . "Hoje é amplamente entendido que o solo da amazônia é pobre, e que a riqueza dela não está no solo. Dizer para as pessoas, para parte dessas pessoas pobres, que elas vão chegar lá, com sonhos, cortar tudo e começar a plantar, e que terão colheitas por anos e anos, é dar falsas esperanças a elas. Não é sustentável. Há sim respostas para a Amazônia, mas não esta", afirmou.

Leia também: 'A pior inimiga do meio ambiente é a pobreza', diz Guedes, em Davos

Você viu?

Antes de responder indiretamente a declaração de Guedes , Gore ressaltou que os brasileiros não gostam que estrangeiros de outras nações se metam na questão da preservação da Amazônia. "Os brasileiros sempre falam isso, que não é para pessoas de outras nações do mundo comentarem a questão amazônica. E isso deve ser respeitado. Eles moram lá, tem uma histórica e maneira própria de gerenciá-la. De todo modo, isso deve ser respeitado", disse.

A fala de Paulo Guedes

Em reuniões com executivos de grandes empresas, também na manhã desta quarta-feira, Guedes tentou esclarecer o que havia dito na véspera e disse que nenhum país deseja desmatar ou ver suas florestas incendiadas, citando inclusive a situação da Austrália , segundo relatos. A reunião foi fechada à imprensa.

Leia também: Após críticas, Guedes tenta esclarecer comentário sobre pobreza e meio ambiente

Na terça, durante uma mesa sobre manufatura e desenvolvimento da indústria 4.0, Guedes disse aos participantes que "a pior inimiga do meio ambiente é a pobreza".  Ao ser questionado sobre o medo da população com as transformações climáticas, o ministro disse que, se não há oportunidades de geração de renda, as pessoas destroem o meio ambiente porque "têm fome".

Após a declaração, o ministro tentou desfazer a impressão negativa deixada pelo comentário. Horas depois, ressaltou o compromisso do país com a preservação ambiental, citando criação da Força Nacional Ambiental , que terá como objetivo proteger a Floresta Amazônica .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!