Medley faz recall de remédio para úlcera gástrica
Foto: Divulgação
Medley faz recall de remédio para úlcera gástrica

Pelo menos dois laboratórios farmacêuticos anunciaram o recolhimento de alguns lotes de medicamentos usados no tratamento de úlcera gástrica por conta de uma possível contaminação com substância de potencial cancerígeno.

O recall de remédios a base de ranitidina ocorre após uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa).

A Medley anunciou na última segunda-feira (20) o recall de lotes de remédios ranitidina, que podem estar contaminados com N-nitrosodimetilamina (NDMA). Em dezembro do ano passado, o laboratório Aché também passou a recolher medicamentos Label xarope e comprimido com este composto.

Viu isso? Philips oficializa recall de babá eletrônica por risco de incêndio

A Anvisa recomendou “fortemente” que as empresas reavaliem os métodos de processamento para evitar a contaminação.

Em setembro do ano passado, a agência suspendeu a importação de ranitidina fabricada por um laboratório indiano por conta da detecção de N-nitrosodimetilamina (NDMA) na composição.

Você viu?

A NDMA é uma molécula do grupo das nitrosaminas . Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), elas são impurezas que, a longo prazo, podem aumentar o risco de câncer.

Veja também: Procon notifica Seara após consumidor encontrar faca em pacote de frango

 A Anvisa pediu que empresas adotem medidas de precaução para a produção de medicamentos livres desta contaminação.

Segundo a Anvisa, a suspensão de remédios contaminados com NDMA é uma medida preventiva , porque estudos em animais classificaram a molécula como um potencial agente cancerígeno.

A Medley , unidade de negócios de genéricos no Brasil do laboratório francês Sanofi, faz o recolhimento voluntário de Ranitidina 150 mg e 300 mg.

A empresa recomendou que os pacientes entrem em contato com o SAC da empresa pelo telefone 0800 729 8000 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!