Governo estuda criação de fundo que utilizará royalties extras de petróleo para conter alta de combustíveis
José Cruz/Agência Brasil
Governo estuda criação de fundo que utilizará royalties extras de petróleo para conter alta de combustíveis

Com as oscilações no preço internacional do petróleo provocadas pela nova crise no Oriente Médio, o governo decidiu ir adiante no plano de criar um fundo financeiro que poderia ser usado para compensar as altas bruscas no preço da commodity e, dessa forma, evitar o repasse para o preço dos combustíveis, como gasolina e diesel, nas bombas.

Leia também: Dólar e petróleo caem após discurso de Trump

Nesta quarta-feira (8), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que os recursos para esse fundo podem vir da arrecadação “extra” de royalties da exploração de petróleo no país. É que os royalties estão atrelados ao preço internacional do petróleo e também sobem quando a commodity tem alta ou a produção supera o que é inicialmente previsto para o ano no Orçamento, gerando mais recursos extras.

O ministro descartou o uso de impostos como instrumento para amenizar a alta no preço dos combustíveis . Esse impacto é consequência da necessidade da Petrobras de repassar para os combustíveis a alta da principal matéria-prima de suas refinarias, assim como oscilações no câmbio.

Você viu?

Leia também: Bolsonaro diz que Brasil vai manter comércio com Irã

A equipe do ministério trabalha no assunto para apresentar uma proposta ao presidente Jair Bolsonaro em fevereiro. O objetivo da criação do fundo é evitar que os brasileiros sintam na bomba dos postos os efeitos de crises internacionais que afetem o preço do produto, como as oscilações provocadas nesta semana pela tensão no Oriente Médio.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!