Usuários reclamam de promoção da loja nas redes sociais
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Usuários reclamam de promoção da loja nas redes sociais

O Procon de São Paulo notificou nesta quarta-feira (8) a empresa Magazine Luiza a dar esclarecimentos sobre a falha da promoção de cupons de desconto divulgada via aplicativo. Muitos consumidores reclamaram nas redes sociais  de que não conseguiram usar o benefício.

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a empresa deverá informar a quantidade de cupons disponibilizados e comprovar a respectiva utilização (identificação do consumidor, do produto, valor e local do país).

Também deverá listar a quantidade dos produtos envolvidos na campanha e a forma de comercialização e divulgação; a extensão geográfica da campanha; os mecanismos que disponibilizou aos consumidores para controle e consulta dos cupons de desconto e de acompanhamento do pedido e finalização da compra.

O Procon cobra ainda respostas para entender se havia condições preferenciais de participação e esclarecer quais providências adotou diante da indisponibilidade do sistema para concluir o processo de compra.

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A empresa terá ainda que apresentar cópia integral do regulamento da promoção e os documentos que comprovem os mecanismos utilizados para informar as regras de utilização dos cupons -- prazos, termos e condições da campanha.

Segundo o diretor executivo do Procon, Fernando Capez, “o monitoramento das redes sociais tem auxiliado o trabalho da fiscalização, estamos atentos à reclamação do consumidor”.

Entenda:

Dentro da promoção Outlet Magalu a rede varejista Magazine Luíza divulgou em sua página do Twitter nesta terça-feira (7) que iria oferecer um código promocional para 50 compradores do seu aplicativo Magalu no valor de R$ 1.000.

A promoção, porém, não saiu como planejada. Para ganhar o desconto era necessário utilizar o cupom MAGALU1000, mas vários usuários da rede social relataram que não era possível finalizar a compra.

Após a notificação do Procon, o Magazine Luiza enviou uma nota à imprensa para esclarecer a situação. De acordo com a empresa, conforme anunciado, os 50 cupons foram oferecidos na tarde da terça. Mas, o número de participantes que entraram no app para participar da ação foi enorme. Com isso, os 50 cupons se esgotaram em instantes.

"Assim que as manifestações de clientes por não terem conseguido os cupons disponíveis começaram na rede social, o Magalu decidiu – e divulgou em seu perfil– que distribuiria mais 500 cupons de desconto de 1 000 reais nas mesmas condições. A empresa, portanto, em respeito a seus clientes, decidiu multiplicar a ação por 10, mantendo todas as condições e regras iniciais. Essa nova leva de cupons também se esgotou rapidamente.
Em linha com a postura de respeito adotada pelo Magalu ao longo de sua história, todos os prenomes, cidades de origem e produtos adquiridos pelos clientes que usaram os cupons oferecidos foram publicados no perfil da empresa no Twitter. Isso ocorreu ainda na noite de ontem, logo após o final da ação. Foram oferecidos e utilizados 567 cupons de desconto para todos os produtos vendidos e entregues pelo Magalu, adquiridos por usuários do app localizados em 280 cidades do país. Os preços finais dos itens comprados, já com o desconto, também foram divulgados. Todos esses dados, já tornados públicos pela empresa, serão devidamente apresentados ao Procon de São Paulo. O Magalu construiu sua reputação cumprindo as promessas que faz a seus clientes. Desta vez, não foi diferente", diz a nota.

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