Alberto Fernández, presidente da Argentina
Reprodução/Twitter/alferdez
Alberto Fernández, presidente da Argentina

Um dia após anúncio de que o governo argentino vai taxar em 30% as compras em dólar no exterior, a moeda norte-americana vendida em casas de câmbio, o chamado dólar blue ou dólar paralelo, disparou e chegou a 73,50 pesos nesta segunda-feira (16), próximo ao recorde histórico de 75,75 pesos, segundo jornais argentinos.

Leia também: Eduardo Bolsonaro comete gafe ao questionar cotação do peso argentino; entenda

O movimento é reflexo da busca dos argentinos por dólares em espécie para realizar suas compras fora do país, já que o consumo em cartão de crédito será taxado e há limites para a compra do dólar oficial, mais barato.

Em outubro, o então presidente Mauricio Macri limitou as compras de dólar oficial a US$ 200 por mês, bem abaixo do teto anterior, de US$ 15 mil.

Tanto o limite imposto por Macri como o imposto sobre as compras em dólar que deve ser oficializado nesta segunda, em projeto de lei a ser enviado ao Congresso, visam a conter a saída de dólares do país .

Leia também: Bolsonaro compartilha fake news sobre fechamento de fábricas na Argentina

No caso do imposto, a medida também tem por objetivo ativar o turismo local. Nesta segunda pela manhã, várias agências de turismo registraram aumento do movimento de pessoas interessadas em comprar pacotes de viagens antes de que a nova taxa entre em vigor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!