É o maior dilema do consumismo. Como aproveitar a  Black Friday sem gastar rios de dinheiro? Equilíbrio pode até ser a palavra-chave, mas não é tão fácil assim de encontrar. Justamente por isso elencar alguns passos a serem seguidos e disciplinas são aspectos importantes para não comprometer sua saúde financeira na data.

Black Friday movimenta a economia e deixa muita gente no vermelho. Saiba como evitar armadilhas
shutterstock
Black Friday movimenta a economia e deixa muita gente no vermelho. Saiba como evitar armadilhas

É possível até mesmo se programar para fazer as compras de Natal na Black Friday , mas para tanto é preciso traçar um planejamento que não ignore sua realidade financeira.

Abaixo listamos algumas dicas que podem ser valiosas para quem quer aproveitar a data sem gerar endividamentos irresponsáveis.

Estabeleça metas

É importante entender o quanto se dispõe para gastar e o que se pretende e pode comprar. Do cruzamento dessas informações é possível estabelecer metas para a Black Friday. Algumas delas flexíveis, outras inegociáveis.

Por exemplo, se a ideia é comprar uma viagem nacional, mas um destino internacional está mais barato, vale checar a cotação da moeda local frente ao real, hospedagem, etc. Tudo isso está fora da promoção, mas faz parte do gasto. Por outro lado, se a ideia é comprar o blu-ray com todos os filmes dos Vingadores e há uma coleção com Steelbook por R$ 100 a mais, é possível acomodar essa despesa extra.

Cumpra as metas e resista aos impulsos

Um pouco de flexibilidade é bem-vinda, até porque a ideia é poder se presentear também, mas responsabilidade é imperativo. Resistir aos impulsos é necessário e as metas existem justamente para aclarar esse caminho que pode ser bastante tentador.

Pesquise, compare, negocie!

Comércio e consumidores estão mais experimentados em relação à Black Friday, mas a recomendação nunca é supérflua: pesquise! É importante ter em mente que todo o comércio, online e físico, está digladiando pela sua atenção. Então vale a pena pesquisar, comparar preços e promoções e, se for o caso, negociar por condições melhores.

Quem pretende aproveitar a Black Friday online deve apostar em sites grandes e de qualidade referendada como a Amazon .

Não gaste com frete se não for necessário

Muitas lojas estão oferecendo frete grátis para consumidores que gastem um valor específico em seus espaços virtuais. No caso da já citada Amazon , há ainda a oportunidade da assinatura do pacote Prime que permite ao consumidor frete gratuito para qualquer lugar do Brasil. Pagar por frete na Black Friday apenas se for estritamente necessário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!