Paulo Guedes disse que Brasil estuda área de livre comércio com a China em cúpula dos Brics
Valter Campanato/Agência Brasil
Paulo Guedes disse que Brasil estuda área de livre comércio com a China em cúpula dos Brics

ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (13) que o Brasil está negociando a criação de uma área de livre comércio com a China. A declaração foi dada durante um seminário sobre o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Leia também: Entenda o que é a OCDE e por que os EUA não apoiam a entrada do Brasil

"Fizemos um acordo com a União Europeia e agora estamos conversando com a China sobre a possibilidade de criarmos uma free trade area (área de livre comércio), ao mesmo tempo em que falamos em entrar na OECD (OCDE, em português)", disse Guedes , usando o termo em inglês para área de livre comércio a qual o Brasil ainda não faz parte.

Segundo fonte a par da negociação, as conversas partiram da China e estão ainda em estágio inicial. O Brasil tem hoje um fluxo de comércio com o gigante asiático de cerca de US$ 100 bilhões.

A criação de uma área de livre comércio com a China faz parte de uma agenda de abertura comercial que dominou o discurso de Guedes durante o evento, parte da programação especial da cúpula do Brics , que ocorre nesta semana em Brasília.

Você viu?

Na fala, alternando entre o português e o inglês, o ministro disse que o Brasil quer “dançar com todo mundo”, porque chegou “atrasado à festa” da integração internacional.

"Não nos interessa guerras comerciais, tensão, incertezas. Ao contrário, ‘we are late to the party’ (estamos atrasados para a festa). ‘We will dance with everybody. We are open for business’ (Vamos dançar com todos, estamos abertos para negócios. Queremos que essas sejam parcerias frutíferas", afirmou o ministro.

Brasil quer aumentar a integração global

Para integrantes do NDB, que terá sede no Brasil, Guedes afirmou que o Brasil tem projetos para ampliar os investimentos do organismo multilateral no Brasil. O ministro citou como exemplo a construção de uma estrada para ajudar a escoar mercadorias para a China, pelo Oceano Pacífico.

"Temos uma parceria à frente muito importante. Primeiro porque nós temos noção do que precisamos. E segundo porque os senhores (do NDB) têm muito mais experiência de como fazer. E de como nos integrar a essas correntes globais de comércio. Temos ali o nosso governador de Rondônia (Marcos Rocha, que estava na plateia). Estávamos conversando, exatamente a respeito de como reduzir o tempo de transporte até a China da produção do Centro-Oeste e como isso pode acontecer através de uma transpacífica. A viagem à China de todos esses grãos pode encolher em um terço se sairmos através do Peru", comentou Guedes.

Após a palestra, o chefe da Economia disse a jornalistas que o objetivo do Brasil é aumentar a integração global e que as turbulências na América Latina são, em parte, ligadas à falta de abertura comercial na região. O ministro destacou ainda que há 3,7 bilhões de pessoas melhorando o padrão de vida no Oriente, enquando o Ocidente ficou para trás.

Leia também: ‘Preço da passagem vai cair’, garante presidente da Azul

"Está todo mundo subindo o padrão de vida, melhorando muito. Aquela metade de lá sobe sem parar o padrão de vida. Enquanto isso, a metade de cá, América Latina , fez ao contrário. Nosso padrão de vida está piorando, movimento, agitação, reclamação, cai presidente, ditadura, está uma confusão danada aqui na América do Sul, enquanto o outro lado do mundo sobe sem parar o padrão de vida. Quer dizer que algo estamos fazendo errado. Uma das coisas que estamos fazendo errado é ficarmos de costas para a integração global", disse o ministro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!