Confira dicas de como se proteger de golpistas ao sacar seu FGTS
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Confira dicas de como se proteger de golpistas ao sacar seu FGTS

As liberações dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já levaram milhões de brasileiros a movimentarem suas contas, seja sacando nas agências da Caixa Econômica Federal ou resolvendo tudo pelo celular, por meio do aplicativo FGTS. Além do varejo, quem está de olho nas movimentações são os golpistas, então é primordial ficar atento e saber se proteger.

Leia também: Nascidos em fevereiro e março podem sacar FGTS a partir desta sexta-feira

Nesta sexta-feira (25), foram liberados os saques de contas ativas (atual emprego) e inativas (empregos passados) para trabalhadores nascidos em fevereiro e março que não têm conta na Caixa.

Segundo o banco público, os saques do Fundo de Garantia podem resultar em uma liberação de até R$ 40 bilhões na economia brasileira até o fim deste ano. Originalmente, o cronograma de pagamentos se estenderia até março, mas o banco optou por antecipar e assegurar que todos recebam o dinheiro já em 2019.

Confira as dicas da Caixa para fugir dos golpes

  1. Não forneça a senha ou número do Cartão Cidadão , porque golpistas podem usar essas informações para entrar em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco para obter informações e aplicar golpes;
  2. Não acesse links em nome da Caixa enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp, porque o banco não se comunica por esses meios com os clientes. "Se você receber mensagens desse tipo, desconfie", orienta a instituição;
  3. Não faça pré-cadastro para saque do FGTS . A Caixa diz que golpistas têm se passado pelo banco no WhatsApp pedindo informações para um pré-cadastro que, na verdade, não existe. Em caso de dúvida, a orientação é recorrer aos canais oficiais;
  4. O banco alerta que não envia mensagens sobre saques do Fundo, não solicita senhas, dados ou informações do trabalhador, nem tampouco pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp; e
  5. Informações devem ser buscadas nos canais oficiais da Caixa, que são o site do banco, o app FGTS, o telefone 0800-726-0207 e as próprias agências. A área de segurança mantém uma página atualizada com dicas e informações sobre os principais golpes aplicados.

Programação especial nas agências busca facilitar saques

Agências da Caixa têm programação especial para facilitar os saques do Fundo de Garantia
Gabriel Guedes/Brasil Econômico
Agências da Caixa têm programação especial para facilitar os saques do Fundo de Garantia

Para facilitar o atendimento aos saques liberados nesta sexta, a Caixa vai abrir 2.302 agências em horário estendido na própria sexta e na segunda-feira (28). As agências que abrem às 8h terão o encerramento do atendimento duas horas depois do horário normal.

As que abrem às 9h terão atendimento uma hora antes e uma hora depois. Aquelas que abrem às 10h iniciam o atendimento com duas horas de antecedência. E as que abrem às 11h também iniciam o atendimento duas horas antes do horário normal.

Você viu?

A lista das agências com horário especial de atendimento pode ser consultada no site da Caixa .

Essas agências também abrirão no sábado (26), das 9h às 15h (horário local), para fazer pagamentos, tirar dúvidas, fazer ajustes de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.

A Caixa destaca que o saque imediato não altera o direito de sacar todo o saldo da conta do  FGTS , caso o trabalhador seja demitido sem justa causa ou em outras hipóteses previstas em lei.

Essa modalidade de saque não significa que houve adesão ao  saque aniversário , que é uma nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho.

Leia também: Guedes prepara pacote que busca criar vagas com 'menos direitos'; entenda

Por meio do saque aniversário, o trabalhador poderá retirar parte do saldo da conta do FGTS anualmente, de acordo com o mês de aniversário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!