Casa da Moeda está em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
Divulgação
Casa da Moeda está em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Um decreto publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU) qualifica a Casa da Moeda para participar do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a inclui no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Leia também: Privatizar trechos da Petrobras não é desmonte, defende presidente

O texto determina que o BNDES será responsável por acompanhar e executar os atos necessários para a venda da empresa. O decreto é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes .

A Casa da Moeda já constava em uma lista, apresentada em agosto, de 17 empresas que o governo pretende privatizar . Também fazem parte da lista Correios , Telebras e Eletrobras, entre outras.

No início de outubro, o secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, afirmou que o governo estuda aplicar um rito acelerado aos processos de privatizações. Ele prometeu que haverá muitas vendas de estatais até 2021.

A empresa foi fundada em 1694, para otimizar a circulação de moedas no Brasil, já que naquela época o dinheiro vinha de Portugal. Atualmente, a Casa da Moeda está em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No local, funcionam as fábricas da empresa, com capacidade instalada para produzir aproximadamente 2,6 bilhões de cédulas e quatro bilhões de moedas por ano.

Um estudo encomendado à FGV pela própria diretoria da Casa da Moeda mostrou que a companhia ocupa o penúltimo lugar em um ranking de 17 empresas do mesmo setor localizadas em diferentes países, de acordo com o blog do colunista Lauro Jardim.

Leia também: Privatizações renderam R$ 96,2 bilhões, mas só R$ 6 bilhões foram para o governo

A pesquisa ainda mostrou que o Banco Central , principal cliente da empresa, gastaria menos se pudesse comprar cédulas e moedas no mercado internacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!