Mourão minimizou 'não' e disse que EUA ainda apoiam entrada do Brasil na OCDE
Adnilton Farias/VPR - 21.05.2019
Mourão minimizou 'não' e disse que EUA ainda apoiam entrada do Brasil na OCDE

Em viagem a Roma, onde assistirá a cerimônia de canonização da irmã Dulce, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta sexta-feira (11) que os Estados Unidos continuam apoiando a entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), embora o governo norte-americano tenha dado respaldo à candidatura argentina para entrada na organização neste primeiro momento.

Leia também: Entenda o que é a OCDE e por que os EUA não apoiam a entrada do Brasil

Em março, em visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à Casa Branca, o presidente norte-americano Donald Trump prometeu respaldar a entrada do Brasil na OCDE . Os EUA, no entanto, anunciaram nesta semana apoio à candidatura da Argentina.

"Houve uma promessa do governo dos EUA de apoiar a entrada do Brasil. E ela continua. Anualmente, entra um da América Latina e um da Europa. A Argentina estava na frente, ela foi na frente. O Brasil está na fila", afirmou.

Segundo Mourão, o Itamaraty exerce um "pragmatismo flexível": "Nós não somos uma potência, ainda, para interferir no domínio das relações internacionais. Somos um país emergente, então temos que saber os momentos de avançar, recuar", admitiu.

Mourão destacou que o mundo vive uma "tensão", que é fruto da guerra comercial entre a China, maior parceira do Brasil, com um fluxo anual de mais de mais de US$ 100 bilhões, e os EUA, "o farol da democracia ocidental".

Leia também: Dólar opera instável nesta sexta-feira, abaixo de R$ 4,10; Bolsa sobe quase 2%

"Este é o ponto focal da relação brasileira com o governo americano", afirmou, negando que haja um alinhamento automático entre a diplomacia de Brasília e Washington.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!