Facebook lidera projeto de criptomoeda
Divulgação
Facebook lidera projeto de criptomoeda

O ambicioso plano do Facebook de criar uma criptomoeda para facilitar compras e transações financeiras de seus mais de 2 bilhões de usuários sofreu sua primeira perda. Na sexta-feira, o PayPal informou sua saída da  Libra Association , conglomerado liderado pela rede social e mais 27 companhias que, segundo o projeto, dará suporte à iniciativa.

“O PayPal tomou a decisão de renunciar a sua participação na Libra Association neste momento e continuar focando no avanço da nossa missão e na prioridade de nossos negócios, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações não servidas”, informou a companhia, em comunicado.

Logo após a euforia do anúncio, em junho , o projeto da Libra entrou na mira de autoridades e órgãos reguladores americanos e europeus. Membros do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA recomendaram “moratória” no desenvolvimento da moeda até que todas as dúvidas fossem sanadas. O presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, alertou sobre “preocupações” envolvendo o projeto. A Comissão Europeia prepara abertura de investigação formal sobre a criptomoeda.

Leia também: Congresso dos EUA pede ao Facebook que suspenda desenvolvimento de criptomoeda

A saída do PayPal enfraquece as ambições do Facebook , apesar de a rede social defender que a moeda digital não seria controlada por ela, mas por uma rede de companhias associadas. No lançamento do projeto, a Libra foi apresentada como a fundação de um novo sistema financeiro, fora do controle dos poderosos de Wall Street e bancos centrais.

Você viu?

"Parece ser o momento para um sistema melhor", afirmou David Marcus, diretor de pesquisas em blockchain do Facebook, em junho. "Isto é algo que pode provocar mudanças profundas para o mundo inteiro".

Com a repercussão negativa entre autoridades, os parceiros da Libra Association, com nomes como Visa, Mastercard, Uber e Spotify, procuraram discrição, se afastando do projeto. Ao “ New York Times ”, pouco após o lançamento da iniciativa, executivos de sete das 27 companhias participantes, afirmaram ter assinado contratos com ressalvas, como a desobrigação de promover ou fazer uso da criptomoeda e a possibilidade de deixar a associação a qualquer momento, caso discordassem dos rumos do projeto.

Na semana passada, o “ Wall Street Journal ” noticiou, com base em fontes, que parceiros financeiros, incluindo Visa e Mastercard, estariam reconsiderando a participação na Libra Association. O PayPal é a primeira deserção, e de alto valor simbólico: Marcus, que agora está à frente do projeto, é ex-presidente da empresa de pagamentos on-line.

Leia também: Libra x bitcoin: confira as principais diferenças entre as duas criptomoedas

"Cada organização que iniciou esta jornada terá que fazer sua própria avaliação de riscos e recompensas de se comprometer com as mudanças que a Libra promete", afirmou Dante Disparte, chefe de Comunicações da Libra Association, ao “ Wall Street Journal ”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!