Presidente Jair Bolsonaro descarta incluir tributo sobre movimentação financeira (CPMF) na proposta do governo da reforma tributária
Agência Brasil - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro descarta incluir tributo sobre movimentação financeira (CPMF) na proposta do governo da reforma tributária

O governo decidiu nesta terça-feira zerar a cobrança de Imposto de Importação (II) de 498 produtos como uma forma de atrair investimentos ao País. A lista inclui desde equipamentos usados em exames oftalmológicos a misturadores de sorvete, passando por bombas hidráulicas, caldeiras e outras máquinas utilizadas na indústria em geral. A medida entre em vigor em dois dias úteis, ou seja, na sexta-feira (20) e é válida até 2021.

Leia também: Bolsonaro assina decreto que reduz impostos sobre videogames; saiba o que muda

O corte de impostos faz parte do chamado regime de ex-tarifários, que consiste em uma redução temporária das alíquotas de importação definidas pelo Mercosul de bens de capita e bens de informática que não são produzidos no país. Hoje, esses bens são tributados em cerca de 14%, segundo o Ministério da Economia.

Nos últimos meses, a pasta tem promovido cortes desse tipo periodicamente. A última vez foi no fim de agosto, quando 370 itens foram beneficiados pela isenção. De acordo com o ministério, mais de 8 mil produtos já haviam sido incluídos no regime até aquele mês. Com a nova portaria editada nesta terça-feira, esse número sobe para perto de 9 mil produtos.  Veja lista completa.

A publicação da portaria foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, pelas redes sociais. Na postagem, Bolsonaro destacou que o governo já havia zerado as tarifas que incidiam sobre medicamentos para câncer e AIDS.

Leia também: Entenda como funciona a CPMF e saiba por que tributo derrubou Marcos Cintra

O Ministério da Economia afirma que não há como ter uma previsão sobre quantos novos produtos terão alíquota zerada no futuro, porque esse processo depende do pedido das empresas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!