O Brasil criou 408 mil vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. O resultado é o melhor para o período desde 2014, ou seja, em cinco anos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Economia. 

Leia também: Saiba como receber o abono do PIS/Pasep que começa a ser pago nesta quinta-feira

Carteira de trabalho
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Carteira de trabalho

No mesmo período do ano passado, por exemplo, foram abertas 392.461 vagas de emprego com carteira assinada. O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões. Nos seis primeiros meses deste ano, o país registrou 8.221.237 contratações e 7.812.737 demissões.

A maior parte do resultado positivo se deve a geração de empregos no setor de serviços. Esse ramo gerou 272 mil vagas no primeiro semestre. Em seguida, aparece a agropecuária, com 75 mil empregos. A indústria fez 69 mil novas vagas. E a construção civil, 57 mil.

O setor de comércio foi o único que mais demitiu que contratou no primeiro semestre deste ano. Esse segmento da economia encerrou 88 mil postos de trabalho nos seus primeiros meses do ano.

No recorte feito por regiões do país, o Sudeste foi a que mais gerou vagas de trabalho, 251 mil. O Nordeste foi a única região que encerrou postos de trabalho, e fechou o semestre com saldo negativo de 35 mil vagas.

Leia também: Entenda as regras: governo anuncia liberação de saques de contas do FGTS

Junho

Os números oficiais do governo mostram também que, apenas em junho deste ano, a criação vagas de emprego formal somou 48.436 vagas com carteira assinada. Segundo o Ministério da Economia, esse é o melhor resultado para esse mês desde 2013. Naquele ano, foram abertas 123.836 vagas formais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!