Mais dois aeroportos brasileiros começaram a adotar, nesta quinta-feira (23), a s regras mais rígidas para embarque com bagagem de mão . A partir de hoje, os aeroportos Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, obedecem às novas normas de despacho.
Nesses terminais, os dois últimos dos 15 previstos para adotarem as novas regras, as bagagens de mão que ultrapassarem o tamanho padrão internacional precisarão ser despachadas no balcão de check-in e são sujeitas a cobrança.
Até então, a medida já estava em vigor desde o dia 25 de abril nos aeroportos de Brasília (Juscelino Kubitschek), Natal (Aluízio Alves), Curitiba (Afonso Pena) e Campinas (Viracopos); desde 2 de maio nos terminais de Fortaleza (Pinto Martins), Belo Horizonte (Confins), Recife (Guararapes) e de Belém (Val-de-Cans); e 13 de maio em Goiânia (Santa Genoveva), Porto Alegre (Salgado Filho), São Paulo (Congonhas), e Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont).
Qual tamanho será permitido para bagagens de mão?
Segundo os padrões internacionais, as bagagens de mão podem ter 35 centímetros de largura, 25 centímetros de profundidade e 55 centímetros de altura . Essa medida vale para todas as companhias aéreas .
Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse que a decisão tem como objetivo "agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros ", uma vez que, desde o início da cobrança de bagagem despachada
, muitos passageiros começaram a levar malas de mão maiores dentro das aeronaves. De acordo com as empresas, essa ação dos clientes acaba deixando as cabines dos aviões sem espaço, causando problemas e atrasos dentro dos voos.
A Abear explicou, ainda, que o passageiro que tentar embarcar com uma bagagem de mão maior do que o tamanho permitido precisará despachá-la, pagando pelo serviço. Vale lembrar, no entanto, que o Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), uma Medida Provisória (MP) que proíbe a cobrança de despacho de bagagem de até 23 quilos em voos domésticos de mais de 30 lugares.
A associação diz, ainda, que em caso de dúvida com a bagagem de mão , é possível entrar em contato com a empresa aérea antes da viagem ou checar o link em sua página na internet com as informações necessárias.