Suzana Cordeiro Guerra, presidente do IBGE
Divulgação/Agência IBGE Notícias
Suzana Cordeiro Guerra, presidente do IBGE

A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, disse que o contingenciamento de recursos, que será aplicado ao órgão pelo Ministério da Economia, não vai atingir a preparação do Censo 2020.

Leia também: Censo 2020: temas como renda e migração devem ser reduzidos

"Contingenciamento não é corte. Houve esse anúncio, sim, mas eu tenho uma sinalização do ministério de que esse corte não procede para o IBGE no censo. O IBGE vai ter o contingenciamento de 22%, mas o censo , em si, não vai ter. Essa informação não procede”, disse a presidente do IBGE em entrevista à Agência Brasil.

“A medida é algo que acontece quando o governo libera os recursos aos poucos. O contingenciamento mais forte [feito pela área econômica] no início [do ano] é praxe do governo e é o que está acontecendo agora. Na questão do censo, tenho forte sinalização do Ministério da Economia de que ele vai ser poupado, então a operação segue o cronograma”, assegurou.

Guerra ainda lembrou que foram aprovadas contratações temporárias de profissionais. “São mais de 236 mil profissionais que tiveram as contratações aprovadas. Mais 400 também foram aprovados para entrar em setembro, então, a operação segue em curso e no cronograma normal de 2020”, disse Susana, acrescentando que entre os contratados estão recenseadores e supervisores em várias categorias, que compõem a operação censitária.

Em uma outra entrevista, desta vez ao canal de televisão GloboNews , a presidente do IBGE defendeu que um questionário mais curto garante mais atenção do entrevistado e, portanto, terá um resultado mais confiável. Ainda segundo Guerra, a equipe técnica ainda está discutindo o conteúdo do censo.

Leia também: Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda nesta quarta

Guerra ainda falou sobre as recentes exonerações dentro da equipe. Para ela, as mudanças são um processo natural. “É uma renovação natural e faz parte de um movimento da gestão de fortalecer e potencializar o trabalho de excelência da equipe técnica do IBGE, que está em momento desafiador”, afirmou.

“Nós vamos, cada vez mais, caminhar para conseguir cumprir a missão do IBGE, da forma como ela sempre foi feita, aderindo às melhores práticas internacionais e conforme os rituais de excelência da casa. Nosso comprometimento é com a produtividade do IBGE.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!