O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou, nesta sexta-feira (18), um link que reúne os nomes dos 50 maiores clientes do banco e as operações realizadas para eles durante os últimos 15 anos. A plataforma também divulgou uma lista de países que fizeram empréstimos com o Brasil.
Leia também: BNDES planeja abrir "caixa-preta" e divulgar lista com seus 50 maiores devedores
De acordo com o BNDES
, essas informações sempre estiveram presentes em seu site, mas a nova visualização disponível é mais simples e acessível à população, já que engloba todas as informações em uma única página.
O banco também informou que pretende ser mais transparente, facilitando transparência e facilitar ao público entendimento sobre suas operações e investimentos. "A disponibilização da lista, com acesso a um grande número de detalhes de cada operação, é parte do esforço de transparência que o Banco tem feito e que deve ser a marca das suas ações sempre", informou, em nota.
Segundo o site da instituição financeira, os cinco maiores clientes do banco entre 2004 e 2018 foram Petrobras
, Embraer, Norte Energia, Vale e a construtora Odebrecht, respectivamente.
Entre os R$ 18 bilhões em empréstimos do BNDES
nesse período, a Petrobras também ficou em primeiro como a maior tomadora de recursos: foram R$ 62,429 bilhões.
Confira a lista com as dez maiores tomadoras de recursos do banco:
- Petrobras
- Embraer
- Norte Energia
- Vale
- Construtora Odebrecht
- Estado de São Paulo
- Transportadora Associada de Gás (TAG)
- Tim
- Telefônica Brasil
- Fiat Chrysler
Para conferir a lista completa com as 50 empresas que mais pediram empréstimos ao BNDES , clique aqui .
Além do ranking, a instituição financeira também divulgou os 14 países que mais pediram recursos para o Brasil. Além de elencar os nomes dessas nações (Angola, Argentina, Costa Rica, Cuba, Equador estão no topo da lista), a plataforma também especifica as razões pelas quais foram pedidos e cedidos cada empréstimo.
Em sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) elogiou o link do BNDES e afirmou que esse tipo de empréstimo será investigado "mais a fundo". "Tire suas conclusões", escreveu, publicando o site do banco.
Confira a lista completa de países que conseguiram empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social :
- Angola
- Argentina
- Costa Rica
- Cuba
- Equador
- Gana
- Guatemala
- Honduras
- México
- Moçambique
- Paraguai
- Peru
- República Dominicana
- Venezuela
A "caixa-preta" do BNDES
Uma das promessas de campanha de Bolsonaro era justamente "abrir a caixa-preta do BNDES e de outros órgãos". Após eleito, o presidente foi às redes sociais reafirmar o compromisso de "revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos."
O representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União ( TCU ), procurador Júlio Marcelo de Oliveira, reclamou em um debate no Senado, em 2015, que não há como avaliar se o banco aplica os recursos bem ou não. "O banco é hoje uma caixa preta na administração pública. O BNDES resiste a todas as tentativas de fiscalização mais profunda do TCU", disse.
Leia também: Joaquim Levy assume BNDES prometendo transparência e combate às distorções
Após o atrito, BNDES e TCU firmaram parceria para divulgar mais dados ao público, e desde então o processo de transparência da instituição ganha força. A expectativa é que, sob o novo governo, isso se amplie, tendo em vista as posições de Bolsonaro. Historicamente, de fato, não eram divulgados dados das transações que envolviam o banco, algo que foi transformado a partir de 2012, quando entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação.