Onyx Lorenzoni afirmou que a proposta de reforma da Previdência será apresentada até a próxima segunda-feira (7)
José Cruz/Agência Brasil
Onyx Lorenzoni afirmou que a proposta de reforma da Previdência será apresentada até a próxima segunda-feira (7)

Após a primeira reunião ministerial do governo de Jair Bolsonaro (PSL), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que Paulo Guedes, da pasta da Economia, vai apresentar até o início da próxima semana a proposta de reforma da Previdência que será sugerida e submetida ao Congresso Nacional.

Leia também: Com discurso sobre corrupção e reforma da Previdência, Guedes assume ministério

A equipe econômica vê a reforma da Previdência como uma das grandes prioridades e trata o assunto com urgência. A ideia é que logo após o fim do recesso parlamentar a proposta passe a ser analisada. “Guedes vai apresentar a proposta até o início da próxima semana. Nós vamos fazer a reforma e ponto", cravou Lorenzoni.

Os economistas de Bolsonaro ainda admitem o aproveitamento de itens do texto que havia sido submetido ao Legislativo pelo ex-presidente Michel Temer. O esforço, segundo ministros do novo governo, é para que as mudanças na legislação avancem.

Ontem (2), durante sua cerimônia de posse como ministro,  Guedes  confirmou que caso a reforma da Previdência não seja aprovada, já existe um "plano B" para o controle de gastos, que seria desvincular todas as despesas do Orçamento. De acordo com o ministro, uma Proposta de Emenda à Consittuição (PEC) com o projeto já está pronta.

A relação entre os poderes Executivo e Legislativo é tratada com cautela pelo governo. Lorenzoni reiterou que o presidente não vai interferir na campanha pela presidência da Câmara, a que o PSL declarou apoio a Rodrigo Maia (DEM) , e do Senado. A decisão busca justamente evitar atritos e ter maior poder de negociação.

“Todo governo com alto grau de intervenção [nas questões do comando do Congresso] erraram. O presidente Bolsonaro é um homem de muito diálogo”, justificou.

Nova reunião debaterá reforma da Previdência

Próxima reunião ministerial já deverá ter a proposta de reforma da Previdência apresentada, espera governo
Marcos Corrêa/PR
Próxima reunião ministerial já deverá ter a proposta de reforma da Previdência apresentada, espera governo

Na próxima terça-feira (8), está programada uma nova reunião do presidente da República com os ministros. Nela, será feita a apresentação do texto da reforma e cada nomeado por Bolsonaro vai expor as medidas que pretendem adotar neste mês.

Leia também: Com privatizações, Bolsonaro espera investimentos de cerca de R$ 7 bilhões

O governo pretende repetir encontros semanalmente ao menos nos 100 primeiros dias de gestão. Na semana que vem, a reunião deverá ocorrer no mesmo horário de hoje, às 9h. Segundo a confirmação feita na primeira reunião e divulgada pelo ministro da Casa Civil, o novo encontro deverá acontecer com a proposta de reforma da Previdência apresentada.


*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!