Jair Bolsonaro mostra resistência à privatização da estatal de energia elétrica
Reprodução/TV Globo
Jair Bolsonaro mostra resistência à privatização da estatal de energia elétrica


As ações da Eletrobras amanheceram em forte queda nesta quarta-feira (10), após declarações do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, sobre a estatal de energia elétrica.

Leia também: Câmara aprova texto-base de projeto de privatização de distribuidoras de energia

Em entrevista à TV Bandeirantes , divulgada na noite de terça-feira (9), o presidenciável sinalizou resistência à privatização de algumas empresas, caso da Eletrobras. No dia seguinte ao pronunciamento, os números da estatal de energia elétrica caíram mais de 10% e registraram os piores desempenhos no Ibovespa.

Bolsonaro afirmou que “não se pode deixar [a empresa] nas mãos de terceiros”, já que, dessa forma, se perde a garantia do serviço. Ele adiantou que apenas a área de distribuição da empresa poderia ter sua venda negociada, mas não a área de geração.

Ainda sobre as privatizações , o candidato defendeu a venda e até a extinção das estatais que dão prejuízo financeiro ao País, mas excluiu essa possibilidade para o setor de energia elétrica e para a Petrobras, alegando que as estatais não podem ser colocadas nas mãos de “qualquer capital”.

Você viu?

No Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), a queda das ações acontece após forte alta. Na segunda (8) e terça-feira (9), os índices marcaram crescimento de 18,5% e 21,65%, respectivamente, após os resultados expressivos de Bolsonaro no primeiro turno das eleições presidenciais.

O perfil do candidato, que tem plano econômico de governo com ênfase liberal, tem sido um dos motivos para o bom desempenho de ações que tem envolvimento com o chamado ‘kit eleições’, de contas mais suscetíveis ao cenário político, como as estatais Eletrobras e Petrobras e algumas empresas varejistas.

Leia também: O que propõem Fernando Haddad e Jair Bolsonaro para a economia

No índice geral, a queda do Ibovespa foi de 1,85%. Na segunda-feira, a bolsa operava em alta de 5%.

Números além da estatal de energia elétrica

O dólar, assim como as ações da Eletrobras, estatal de energia elétrica, também se movimentou após declarações do presidenciável
shutterstock
O dólar, assim como as ações da Eletrobras, estatal de energia elétrica, também se movimentou após declarações do presidenciável


Assim como as ações da estatal de energia elétrica, o dólar também segue registrando altas e baixas de acordo com o cenário da política brasileira. A cotação da moeda americana abriu o dia operando em alta de 1,01% e cerca de R$ 3,75 reais, contrariando a tendência de queda dos últimos dias. No começo da semana, a redução do valor tinha atingido 3% , sendo vendida a R$ 3,70.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!