A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (9) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. Esse lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.
O crédito bancário da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 16 de julho para mais de 3,3 milhões de contribuintes, totalizando R$ 5 bilhões. De acordo com a Receita, desse total, R$ 1,625 bilhão são destinados para contribuintes com preferência, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Como saber se minha declaração foi liberada?
Para o contribuinte saber se teve a declaração liberada , é preciso acessar o serviço e-CAC disponível no site da Receita . Nessa opção, é possível acessar o extrato da declaração e checar se há inconsistências de dados identificados pelo processamento.
Caso tenha informações erradas ou desatualizadas, o próprio contribuinte pode corrigir os dados, por meio da entrega de declaração retificadora.
Também é possível verificar se a declaração foi liberada ligando para o Receitafone 146 ou pelo aplicativo Pessoa Física . Na plataforma, o contribuinte pode checar às declarações do IR e situação cadastral no CPF pelo celular ou tablet. Com o app é possível consultar nas bases da RF informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
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Vale destacar que os montantes de restituição para cada exercício, e a respectiva taxa Selic aplicada, podem ser acompanhados na tabela a seguir:
Prazos para resgatar a restituição do Imposto de Renda
O contribuinte tem um ano para resgatar a restituição do IR no banco. No entanto, caso o prazo seja perdido será necessário fazer um requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
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Agora, se o valor não for creditado, é preciso entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento nos seguintes telefones:
- Nas capitais: 4004-0001
- Demais municípios: 0800-729-0001
- Telefone especial exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088
Ao entrar em contato com a Central, o contribuinte poderá agendar o crédito da restituição do Imposto de Renda em conta corrente ou poupança, no próprio nome, em qualquer banco.