No Saara, comércio popular no centro do Rio, decorado com bandeiras do Brasil, para onde se olha, as lojas exibem as cores verde e amarelo da camisa da seleção
Agência Brasil/Fernando Frazão
No Saara, comércio popular no centro do Rio, decorado com bandeiras do Brasil, para onde se olha, as lojas exibem as cores verde e amarelo da camisa da seleção

Uma pesquisa realizada nas capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e divulgada nesta quarta-feira (13) projeta que cerca de 60 milhões de consumidores brasileiros devem gastar com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo o que deve movimentar mais de R$ 20 bilhões na economia nacional.

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Apesar de uma  pesquisa divulgada pelo Datafolha na terça-feira (12) mostrar que o desinteresse dos brasileiros bateu recorde e ultrapassou os 50% pela primeira vez, nessa pesquisa realizada com 1.061 consumidores de ambos os gêneros, de todas as classes sociais, acima dos 18 anos e em todas as capitais do país, apenas 25% disseram que não devem consumir produtos ligados à Copa do Mundo .

Copa do Mundo em casa?

Segundo a pesquisa, entre os 843 entrevistados que pretendem acompanhar o mundial, 74% afirmaram que vão gastar com cerveja e 72% com refrigerantes. E para acompanhar, 56% disse que vai comprar tira-gostos, 37% pipoca, 39% salgados e 49% itens para churrasco.

Dessa forma, os supermercados serão os estabelecimentos comerciais mais beneficiados pelos gastos durante a Copa, com 68% dos consumidores afirmando que vão gastar dinheiro nesses lugares. Mas lojas de rua (35%) e camelôs (28%) também vão morder uma fatia dessa receita. Isso porque 61% afirmaram que vão comprar adereços, 54% vão gastar com decoração e 48% com acessórios para acompanhar as partidas do mundial em casa.

Somando tudo, o grupo que decidiu acompanhar as partidas na casa de amigos ou parentes (44%), a média de gastos será de R$ 119 durante a Copa do Mundo.

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Outros 62%, porém, também confirmaram que vão assistir pelo menos um jogo da Copa em bares ou restaurantes que transmitirem as partidas. E estes estão dispostos a gastar um pouco mais: em média, R$ 128.

Entre esses, 35% afirmaram que vão priorizar o preço acessível das bebidas, 30% a qualidade do serviço, 27% a presença de amigos ou familiares e outros 27% levarão o tamanho do telão em consideração na hora de escolher o estabelecimento em que vão assistir os jogos.

A pesquisa ainda revelou um outro hábito interessante dos brasileiros que já pode ser sentido na prática: 46% dos entrevistados afirmaram que já estão ou vão participar de algum bolão da Copa.

Soma-se a isso, os 38% que vão adquirir serviços de internet para smartphone e 21% que pretendem contratar pacotes de TV por assinatura para conseguir acompanhar a programação esportiva durante o Mundial e o impacto na economia nacional por conta da competição está estimado em R$ 20,3 bilhões.

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Agora resta saber se as expectativas econômicas e esportivas serão, de fato, cumpridas durante a Copa do Mundo .

*Com informações da Agência Brasil

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