Brasil Econômico

Michel Temer publicou um decreto que autoriza o Nubank a se tornar um banco oficialmente
Divulgação
Michel Temer publicou um decreto que autoriza o Nubank a se tornar um banco oficialmente

Os trabalhadores poderão fazer uma nova escolha sobre o destino de crédito de seus salários a partir de 1º de julho deste ano. O Conselho Monetário Nacional (CMN) acabou de regulamentar a transferência automática e gratuita da conta-salário para contas de pagamento não operadas por bancos, o que inclui digitais e pré-pagas, como PayPal e Nubank.

Leia também: Itaú é condenado após recusar indenização a gerente aposentada por invalidez

Na regra atual, o trabalhador que faz a transferência de conta-salário – onde o empregador deposita a remuneração – para uma conta corrente não paga nenhuma taxa. Entretanto, em casos de contas digitais, como o Nubank e o PayPal, há a cobrança de tarifa, como se fosse uma transação qualquer. Com as novas orientações da CMN, esse procedimento será gratuito. 

Leia também: Nascidos em março e abril com conta na Caixa já podem sacar PIS nesta terça

Portabilidade

O CMN também aproveitou para alterar o procedimento de portabilidade, que passa a valer também a partir de julho. Assim, a pessoa que quiser receber o pagamento em sua conta digital poderá requerer a mudança da conta-salário diretamente com o Nubank, por exemplo, não precisando ir até o banco que utiliza até então. 

Com isso, todo o trâmite de encaminhamento dos documentos do cliente para concluir a portabilidade será resolvido por qualquer uma das instituições envolvidas (a "antiga" e a "nova", que acolherá a conta-salário).

Leia também: Preguiça de sair de casa? Veja alguns serviços que podem ser feitos no Meu INSS

Vale destacar que o Conselho Monetário Nacional aplicou a mesma regra da transferência de contas digitais para o usuário que deseja mudar de operadora telefônica sem trocar de número. A partir de julho, o detentor da linha poderá pedir a transferência diretamente na empresa para a qual irá transferir sua linha.

Banco oficial

No dia 22 de janeiro, o presidente Michel Temer publicou um decreto que autoriza o Nubank a se tornar um banco oficialmente. Com isso, a startup passou a ter maior autonomia em sua operação no País. Com a decisão, o Nubank  não depende mais de parcerias com bancos no Brasil para montar uma estrutura de captação de recursos e oferta de crédito.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!