Começou nesta segunda-feira (06) o Feirão Limpa Nome da Serasa Experian. A iniciativa permitirá ao consumidor renegociar suas dívidas atrasadas pela internet com os credores de qualquer lugar gratuitamente.
Leia também: Está endividado? Veja como usar o 13º salário para sair do vermelho
Segundo a entidade, o consumidor poderá negociar com empresas de diversos portes e segmentos, como bancos, financeiras, cartões de crédito, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito, que oferecem prazos diferenciados e/ou descontos para a quitação das contas em atraso.
Inadimplência
De acordo com o balanço da área de Decision Analytics da Serasa Experian, o total de consumidores em situação de inadimplência chegou a 60,5 milhões de pessoas em setembro deste ano, enquanto que no mesmo período de 2016, o número era de 59,6 milhões.
A Serasa Experian ainda destaca que, o montante alcançado em setembro de 2017 foi de R$ 267,5 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, em torno de R$ 4.422. Sendo que a maior concentração dos negativados tem entre 41 e 50 anos, representando 19,5% do total. Em segundo lugar no ranking vem os jovens entre 18 e 25 anos, que correspondem por 14,6% do total.
Se você tem interesse em participar do Feirão Limpa Nome da Serasa é só clicar aqui e fazer o cadastro. Assim que o registro for finalizado, o consumidor será direcionado a uma página com detalhes das dívidas constadas – com base de dados da Serasa – e que têm a possibilidade de ser negociadas com as empresas participantes do Feirão.
Leia também: Orçamento Base Zero: aprenda a como potencializar negócios de todos os tipos
Além disso, o site também mostra os canais de atendimento – telefones, e-mail, chat – disponibilizado por cada credor.
Você viu?
Antes de renegociar
O Feirão Limpa Nome é uma ótima oportunidade para quem deseja sair da inadimplência, mas antes é necessário tomar alguns cuidados. O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, listou as seguintes dicas:
1. Coloque todas as dívidas na ponta do lápis;
2. Destaque as dívidas de produtos e serviços essenciais – energia elétrica, água e moradia – e as de maior incidência de juros – cheque especial e cartão de crédito. Esses pagamentos são prioridade;
3. Faça um diagnóstico financeiro. Saiba exatamente quais são os seus ganhos e gastos mensais;
4. Finalizou a etapa 3? Elimine as despesas supérfluas ou desnecessárias;
5. Apenas parta para a negociação quando souber o quanto terá disponível mensalmente para pagar;
6. Caso tenha reservas financeiras para quitar as dívidas, tente obter descontos. Se não conseguir, poupe mensalmente – o 13º salário também – para voltar a negociar em um futuro próximo.
Segundo o especialista, esse passo a passo é de extrema importância, pois não é de muita eficiência renegociar as dívidas sem condições reais de pagá-las. “Ou seja, conhecer as suas finanças e se planejar é o melhor a se fazer, uma vez que um passo precipitado pode até piorar a situação”, finaliza.
Leia também: Investimentos: cresce a procura de brasileiros por ativos nos Estados Unidos
O consumidor que quiser aproveitar as dicas e ir para o Feirão Limpa Nome Online, tem até o dia 30 de novembro para negociar a dívida. O portal funciona 24 horas por dia.