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Importante data para o varejo, a Black Friday serviu para 1,95 milhão de consumidores realizarem pelo menos uma compra na edição de 2016, segundo pesquisa realizada pela Ebit. Para este ano, a expectativa é que as compras realizadas pela internet movimentem R$ 2,5 bilhões, segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Por conta da alta procura, o período torna-se também o mais propício para as fraudes.

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Como lembra Bruno de Oliveira, criador do site E-Commerce na Prática, a Black Friday tem se tornado cada vez aguardado pelo varejo brasileiro. Com a demanda maior, é importante que os consumidores desconfiem se as compras que estão fazendo são seguras. "O importante para realizar suas compras sem frustração nessa data é estar sempre atento aos detalhes, além de procurar se informar ao máximo sobre a loja virtual em que fará a compra", explica.

Maior demanda durante a Black Friday exige mais atenção por parte dos consumidores em relação a fraudes
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Maior demanda durante a Black Friday exige mais atenção por parte dos consumidores em relação a fraudes

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Pensando em ajudar os consumidores a aproveitarem as promoções e realizarem compras seguras, o especialista separou algumas dicas, listadas logo abaixo. Confira:

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1) Atente-se para as informações obrigatórias

Ao acessar a página de uma loja virtual, procure por dados previstos na lei do e-commerce (Decreto nº 7.962, de março de 2013), como identificação completa do fornecedor, endereço físico e eletrônico, além das características dos produtos. O texto estabelece que as lojas virtuais devem fornecer informações como telefone, endereço físico, CNPJ ou CPF e e-mail ou formulário para contato. "A falta delas indica que algo pode estar errado", indica Bruno.

2) Procure pelo cadeado de segurança

Qualquer informação digitada na internet, como RG ou CPF, pode ser roubada. Em sites que exigem o preenchimento desses dados, a garantia que você terá para que isso não aconteça está no cadeado que aparece no lado esquerdo da sua barra de endereços. "Esse é um detalhe importante, ao qual o consumidor deve se atentar, pela sua própria segurança", explica.

3) Procure por certificados de segurança

Alguns certificados podem não ser totalmente confiáveis, uma vez que muitos selos podem ser copiados de outras páginas sem autorização de uso. Para confirmar que o selo de segurança é verdadeiro, clique sobre ele e aguarde ser redirecionado para a página original da empresa que oferece o certificado. Oliveira também recomenda que "ao realizar compras em um e-commerce que você já possui cadastro, faça seu primeiro login utilizando dados falsos. Apenas um e-commerce falso aceitará dados incorretos", esclarece.

4) Pesquise a reputação da loja

Antes de finalizar a compra, verifique o que outras pessoas falam sobre a loja em questão em blogs, redes sociais ou sites especializados, como o Reclame Aqui. "É possível encontrar referências em relação à edição do ano anterior sobre as empresas que mais obtiveram reclamações nesse período, dessa forma evitando transtornos", explica Oliveira. Outra fonte de informações sobre as empresas é a lista do Procon de páginas identificadas como suspeitas.

5) Verifique os preços e prazos

Por conta do alto volume de vendas durante esse período, é possível que as empresas aumentem o prazo de entrega para dar conta de todos os pedidos. "É preciso ficar de olho nesses detalhes e estar atento às condições da compra para saber se ela está de acordo com sua necessidade", alerta. Segundo ele, algumas empresas alteram os valores de suas ofertas na véspera para concederam falsos descontos na data.

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"Esse é um tipo de fraude que normalmente só será notada por quem já está familiarizado com os valores dos itens de interesse. Por isso, invista mais tempo para pesquisar e, se já souber o que deseja comprar, faça buscas constantes antes da Black Friday. Assim você saberá se o valor pedido realmente vale a pena", orienta Oliveira.

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