Brasil Econômico

O Google está totalmente ciente do potencial da Inteligência Artificial (IA) – e a AlphaGo da DeepMind é um dos exemplos mais conhecidos dessas capacidades –, e em uma chamada de ganhos esta semana, a empresa deixou claro que o futuro da tecnologia é a IA.

Leia também: Rumores dizem que a Amazon aceitará Bitcoin como forma de pagamento. Será?

Consumidores não são os únicos que se beneficiam da inteligência artificial
shutterstock
Consumidores não são os únicos que se beneficiam da inteligência artificial

Durante a chamada, o CEO da Alphabet (empresa-mãe do Google), Sundar Pichai, elogiou a decisão da empresa de investir na Inteligência Artificial cedo, destacando a trajetória do conceito de “um projeto de pesquisa para algo que pode resolver os problemas de um bilhão de pessoas por dia”, de acordo com um relatório.

Pichai continuou a notar como a pesquisa da IA do Google já está desenvolvendo produtos que utilizam o aprendizado de máquinas, como a câmera do Google Chips, que estreou no início deste mês. “Embora estejamos nos primeiros dias da IA, já estamos repensando como construir produtos em torno do aprendizado de máquinas”, disse Pichai. “É um novo paradigma em comparação como o primeiro software móvel, e estou emocionado com o modo como o Google está liderando o caminho”.

Pichai notou a performance do Google Assistant desde a sua implementação. Enquanto a inteligência da IA não é superior a de um estudante do quinto ano, ela continua a aprender e a ajudar as pessoas a “fazer as coisas no mundo real”, disse o CEO. O trabalho feito pela DeepMind este ano para adicionar imaginação e ensinar a IA a gerenciar tarefas do mundo real foi quase um fator de sucesso no Google Assistant.

No último mês, a cientista-chefe do Google Cloud, Fei-Fei Li, disse que a IA precisa ser mais centrada no ser humano, observando que essa mudança levaria a uma melhor comunicação e elaboração entre humanos e IA. As palavras de Li talvez tenham impactado na forma como o Google melhorou serviços, como o Google Fotos e Google Maps.

Você viu?

“500 milhões de pessoas usam as inteligência de aprendizado da máquina do Google Fotos para gerenciar e compartilhar suas memórias”, disse Pichai. “As bilhões de pessoas que usam o Google Maps agora recebem informações contextualmente pensativas como encontrar estacionamento para onde estão indo”.

Leia também: MasterCard anuncia que pagamentos podem ser feitos em Blockchain

Futuro da IA

Consumidores não são os únicos que se beneficiam da inteligência artificial. De acordo com Pichai, as empresas também estão começando a aprender como usar o aprendizado de IA para crescer e permanecer relevante em um mundo que abraça tecnologia.

O Google também não está isento disso. A empresa criou uma IA que é melhor em fazer sistemas de IA do que engenheiros humanos. É um desenvolvimento emocionante, com certeza, e o AlphaGo Zero, que possui capacidade de auto-aprendizagem, podem causar algumas preocupações, como as do CEO da Tesla, Elon Musk.

A Inteligência Artificial chegou para ficar, e os comentários de Pichai destacam as capacidades atuais da tecnologia, ao mesmo tempo em que reconhecem seu futuro. Os efeitos da IA sobre os empregos e a ética da tecnologia precisam ser discutidos. Desde que possamos controlá-la, a IA está pronta para levantar a humanidade para novas alturas e mudar radicalmente o mundo para melhor.

Leia também: Cibersegurança: Equifax tirou o site do ar por medo de ataque hacker

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!