Brasil Econômico

As organizações e cientistas, que trabalham arduamente para desenvolver a próxima geração de tratamentos médicos e farmacêuticos, dependem de dados genéticos para suas pesquisas. Essas informações devem vir de algum lugar, e agora, uma startup se formou para dar aos indivíduos a oportunidade de serem pagos pela informação que está trancada em seus genes .

Leia também: Estaria o Facebook planejando competir com a Inteligência Artificial do Google?

Startup diz que garantirá anonimato por meio da tecnologia blockchain
Shutterstock/Divulgação
Startup diz que garantirá anonimato por meio da tecnologia blockchain

O valor de mercado dos dados genéticos atingiu US$ 5,9 bilhões em 2010, marca essa que deverá crescer significativamente nos próximos anos.  Contudo, neste momento, um pequeno número de corporações de genômica, empresas farmacêuticas e instituições científicas e médicas controlam todas as informações disponíveis. E a startup Zenome pretende mudar isso.

A companhia argumenta que os próprios indivíduos devem controlar os direitos sobre seus dados genéticos. Por meio da tecnologia de blockchain , a Zenome planeja criar uma rede que ofereça a qualquer pessoa que necessite de informações genéticas a capacidade de acesso garantindo a privacidade do doador genético.

Leia também: Snapchat: Novo projeto transporta esculturas pelo mundo todo; veja

Você viu?

Dinheiro por dados

Como os dados genéticos contêm muitos detalhes sobre uma pessoa, garantir que essas informações não sejam vinculadas à identidade do doador é vital para que um serviço como o proposto pelo Zenome seja bem sucedido. Embora o blockchain seja mais conhecido como o mecanismo que permite que aos comerciantes trocarem moedas criptografadas como a Bitcoin e éter anonimamente, a tecnologia poderia ser a maneira perfeita de garantir que a identidade de um indivíduo seja desacoplada de suas informações genéticas.

Contudo, esse anonimato é apenas uma das vantagens da tecnologia blockchain . Também pode ser adicionada uma camada extra de segurança. Um vazamento em grande escala de dados genéticos seria um grande escândalo para as empresas que conduzem pesquisas, portanto, armazenar esses dados em blockchain diminuiria o risco de tal cenário.

Com certeza, o maior ponto de venda da Zenome é a agência que oferece aos indivíduos. A plataforma daria aos doadores um controle adicional sobre quem pode acessar seus dados genéticos e para que finalidade, enquanto ainda lhes permite ganhar dinheiro com isso.

Quando a plataforma Zenome se tornar ativa, os tokens da ZNA serão a moeda usada para comprar o acesso aos dados. A startup iniciará uma pré-venda inicial de moedas em 17 de outubro, momento em que as partes interessadas receberão um bônus de 100% em quaisquer fichas ZNA que comprarem.

Leia também: Inteligência artificial será instalada em cinemas para desvendar ações humanas

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!