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Brasileiros pertencentes a essa faixa etária movimentam cerca de R$ 1,6 trilhão a cada ano

Uma pesquisa que buscou avaliar o perfil de brasileiros com 50 anos ou mais indica que 36% delas ainda estão presentes no mercado de trabalho . Dentro desse percentual, 36% trabalham por conta própria, enquanto 32% são empregados do setor privado, 15% são funcionários públicos, 9% são domésticos e 8% empregadores. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (10), em São Paulo, pelo Instituto Locomotiva.

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De acordo com o levantamento, 36% dos brasileiros  com mais de 50 anos têm sua renda vinda da aposentadoria e 51% dependem da renda do trabalho. Entre os que estão no mercado de trabalho, 35% têm medo do desemprego.

“No momento em que se discute a mudança da aposentadoria, que os governantes se preocupem com a empregabilidade das pessoas com 50 anos ou mais. Do contrário, parece que eles são culpados pela situação ruim que vivemos atualmente”, afirmou Renato Meirelles, presidente do instituto.

Mesmo que sejam atuantes no mundo corporativo, 81% acreditam que existe preconceito contra os mais velhos. Entre os entrevistados, 65% responderam que trabalham mais que 30 horas semanais e 55% acreditam que trabalham numa intensidade igual ou maior do que anos atrás.

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Os consumidores pertencentes a esta faixa etária movimentam R$ 1,6 trilhão por ano. “É o principal mercado consumidor do nosso país, que vai comprar móveis, notebook, tablet, fazer viagens nacionais e que não se enxerga nas propagandas”, disse Meirelles. A pesquisa aponta que 75% do público nessa faixa etária não se identificam com jovens vistos em propagandas de televisão e que 78% dos atores e figurantes têm menos de 50 anos de idade.

A maior parte (59%) do grupo avaliado acredita que paga muitos impostos e 79% avaliam que os impostos são muito mais altos do que deveriam ser. Além disso, 77% preferem ter melhores serviços do que pagar menos impostos.

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Internet

Para 87% dos brasileiros com 50 anos ou mais, a internet mudou a vida para melhor. Nos últimos oito anos, o Brasil ganhou mais de 4 milhões de usuários nessa faixa etária. Participar de redes sociais é a maior preferência desse público, com 98% de acessos ao Facebook e 40% ao WhatsApp. O smartphone é preferência de 20% dos mais velhos.

*Com informações da Agência Brasil

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