Brasil Econômico

Sabia que uma maquininha de cartão pode fazer muitas coisas além de passar as compras no débito ou crédito? De acordo com o cofundador da Hash lab, empresa de tecnologia para o ecossistema de meios de pagamento, Thiago Arnese, essas funcionalidades, muitas vezes são desconhecidas pela maioria das pessoas.

Leia também: Reforma trabalhista: veja como fica o pagamento de bônus e prêmios

undefined
shutterstock
Maquininha de cartão: Cupom de desconto é discretamente validado pelo vendedor no momento de efetuar o pagamento, e o valor então é abatido do total

Entretanto, ele relembra que essas facilidades que a maquininha de cartão pode oferecer precisa de um sistema integrador para acontecer, e já existem ferramentas desse tipo no mercado. Confira sete utilidades que você desconhecia das maquinhas listadas pelo especialista:

1.     Usar cupons de desconto

É possível utilizar cupons de desconto como os de empresas de compra coletiva ou referentes a alguma ação promocional diretamente na maquininha. Segundo Arnese, o cupom é discretamente validado pelo vendedor no momento de efetuar o pagamento, e o valor então é abatido do total.

2.     Cashback (dinheiro de volta, em inglês)

O cashback acontece quando o consumidor recebe uma parte do seu dinheiro quando efetua compra em um e-commerce ou loja física. Desta forma, caso a loja ofereça um programa dessa modalidade, os usuários cadastrados terão acesso ao valor após atingir uma quantia mínima estipulada pelo comerciante.

3.     Emitir nota fiscal

Além de a maquininha emitir nota fiscal após as transações, esses documentos podem ser encaminhados diretamente ao e-mail do comprador.

Leia também: Correios: trabalhadores de dois estados aceitam proposta do TST e encerram greve

4.     Comprar e imprimir ingressos

Sabia que é possível adquirir ingressos de eventos, como jogos de futebol, shows e imprimir na maquininha?  Arnese ainda avalia que a ferramenta pode ajudar na eficiência da equipe, uma vez que diminui a quantia de dispositivos necessários para a realização de vendas simples, que podem ser realizadas em sua totalidade por meio da máquina de cartão. Isso garante maior comodidade e agilidade para os consumidores.

5.     Em apenas um click

“Você pode tirar fotos com a maquininha, e usar as imagens para validar documentos – o que ajuda na redução de fraudes, por exemplo – e integrar com outros sistemas”, aponta o especialista.

6.     Cardápio e lista de produtos

Também é possível ter dentro da maquininha todo o seu cardápio ou lista de produtos/serviços. Assim, todo o seu frente de caixa é transformado em um único hardware.

Leia também: Inadimplência do consumidor caiu 2% no acumulado de setembro, diz Boa Vista SCPC

7.     Fazer um pedido via e-commerce

E por fim, a maquininha de cartão pode ser um passo em direção ao omnichannel – centralizar o consumidor e oferecer as mesmas experiências nos ambientes on e offline. “Imagine que você tem um cliente na sua loja e seu estoque acabou. Uma maquininha poderia fazer uma venda direta do seu e-commerce por meio do cartão presencial”, exemplifica Thiago Arnese.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários