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Conteúdos diversificados e maior engajamento: aprenda a como fidelizar clientes de pequenas e médias empresas por meio do relacionamento digital

Brasil Econômico

PMEs são responsáveis por mais de um quarto do PIB
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PMEs são responsáveis por mais de um quarto do PIB

As Micro e Pequenas Empresas (PMEs) representam aproximadamente 90% das companhias nacionais, além de serem responsáveis por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB). Neste 5 de outubro, também uma data comemorativa para este grande segmento da economia brasileira, aprenda a como se destacar da concorrência com o relacionamento digital, que pode auxiliar no engajamento e na fidelização do público-alvo do seu negócio.

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“Relacionar-se com o cliente é uma prática essencial, seja para PMEs ou negócios de diferentes tipos e tamanhos. Pequenas empresas que entendem a importância de enviar comunicações para seu público conseguem ampliar seu porte rapidamente”, afirma o diretor-geral da All iN, unidade de relacionamento digital da Localweb, Victor Popper. “Para uma estratégia eficiente, não se deve enviar apenas produtos e serviços, mas também informação útil” complementa.

Estratégias

De acordo com a empresa de entregabilidade, Return Path, no ano passado a taxa de conversão de campanhas de e-mail marketing das pequenas e médias empresas foi de cerca de 8%. A utilização de tal ferramenta tem ajudado os empreendedores a atingirem uma base de clientes conhecidos como opt-in , ou seja, aqueles que optaram por receber as mensagens.

Os conteúdos das mesmas devem variar, contendo marketing, como aniversário da loja e ofertas, relacionamento, como o aniversário do consumidor e cliente fidelidade, além de mensagens transicionais, referentes a pagamentos aprovados, lembretes de envio de pedidos, entre outros.

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Segundo dados divulgados este ano pela empresa de marketing e conteúdo, Rock Content, 80% das organizações brasileiras costumam utilizar algum tipo de solução para envio de e-mails marketing.

“A melhor forma de fazer esses disparos é trabalhar de maneira automatizada, usando ferramentas robustas de marketing digital, que possibilitem que haja uma programação de acordo com a estratégia do empreendedor”, recomenda o executivo.

Com o desenvolvimento tecnológico, grande parte das pessoas já não distinguem mais lojas físicas e virtuais e, antes de fecharem uma compra, pesquisam na internet, a fim de obterem mais informações acerca dos produtos e serviços estimados, comparando preços e conferindo avaliações de outros consumidores. “Fazer as PMEs ou empresas de outros portes serem lembradas pelos clientes é, sem dúvida, a melhor forma de criar um relacionamento no mundo digital”, conclui Popper.

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