Ter uma boa ideia não é fácil, mas não se engane: tirá-la do papel e alcançar o sucesso requer ainda mais esforço. Algumas pessoas, inclusive, costumam dizer que, no empreendedorismo, 5% é inspiração e os outros 95%, dedicação.
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Este é um desafio comum no mundo dos negócios. Quem deseja fazer disso o seu objetivo precisa ser resiliente e trabalhar duro. Afinal, o sucesso vem para aqueles que colocam a ‘barriga no balcão’ e fazem acontecer.
Para Adriano Massi, sócio-fundador do Brasileirinho Delivery, rede de franquias que se notabilizou pela venda de comida tipicamente brasileira em boxes, não importa a área de atuação do empreendedor. A regra é a mesma para todos.
“Tenha os melhores profissionais ao seu redor e foque na execução dos processos. Muitas vezes, este é mais importante do que a ideia em si, pois é da prática que se extrai as informações que vão colocar o seu negócio no rumo certo. E sempre ouça os clientes. Eles são a parte mais importante para qualquer negócio”, explica. Abaixo, confira algumas dicas dadas pelo empresário:
1) Busque conhecimento
Se você pensa em ter um negócio próprio, mas nunca teve este tipo de experiência, vá com calma. Busque informações, freqüente cursos e palestras, construa relacionamentos com os profissionais do setor que deseja entrar. De repente, você vai perceber que a melhor opção pode não ser começar um negócio do zero. As franquias, por exemplo, podem ser uma boa opção para quem não tem ideia do que fazer. São modelos já testados e, por isso mesmo, com risco reduzido.
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2) Qual o problema?
Identifique um problema e apresente soluções. Essa é a regra básica do empreendedorismo. A partir disso, entenda quais são as habilidades necessárias para colocar o projeto em prática e veja se você está preparado. Caso não esteja, entenda como você pode se qualificar para ter êxito neste trabalho.
3) Ouça o que os clientes têm a dizer
Por mais que você converse com os melhores especialistas no assunto, no fim, quem dirá se o seu produto ou serviço dará certo ou não, são os clientes. Vá para a rua e converse com eles. Faça pesquisas. Você tem muito a aprender com isso. No Brasileirinho, por exemplo, tivemos esta experiência: um cliente ligou dizendo que não havia gostado da forma como a comida estava disposta no box. A partir disso, atendemos o pedido dele e ainda instituímos processos para obter feedback dos clientes.
5) Estude a concorrência
Com a ideia do projeto bem estruturada, busque informações. Faça uma análise da concorrência. Veja quanto cobram pelos produtos ou serviços e como divulgam o negócio. Se possível, vá até uma unidade e veja como as pessoas trabalham. Veja o que a concorrência está fazendo e se diferencie. Caso seja preciso, mude o projeto.
6) Monte uma equipe de peso
Como ninguém faz nada sozinho, é preciso se preocupar com este ponto. Ele é fundamental em qualquer negócio. Escolha profissionais que são especialistas em suas respectivas áreas e que tenham condições de tomar decisões por você. É preciso que eles sejam melhores do que o próprio dono do negócio em suas áreas.
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7) Está pronto. E agora?
Com todas essas etapas cumpridas, o seu produto ou serviço estará em condições de ser lançado no mercado e ter sucesso. Apesar disso, pode ser que sua ideia nunca esteja pronta, pois a velocidade das mudanças em nossa sociedade é muito rápida e você, como empreendedor, deve estar preparado para se reinventar e atender as novas demandas da sociedade.