A partir desta sexta-feira (25) mais de 29,2 milhões de aposentados e pensionistas do setor privado vão receber, de forma antecipada, a primeira parcela do 13º salário. O valor será creditado na folha de pagamento deste mês de agosto e terá continuidade em setembro, de acordo com o cronograma mensal de recebimento dos beneficiários.
Leia também: Publicada MP que libera saque do PIS/Pasep; valor começa a ser pago em outubro
A liberação do 13º salário ocorre após decreto presidencial, medida publicada no Diário Oficial da União no final do mês de julho. Segundo balanço prévio feito pelo Ministério da Previdência Social, a antecipação do pagamento injetará R$ 19,9 bilhões na economia brasileira nos meses de agosto e setembro.
O benefício, que é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ), começa a ser pago nesta sexta-feira (25) aos aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo e tem inscrição final 1. Os beneficiários com valor superior ao salário mínimo recebem a primeira parcela da bonificação salarial a partir do dia 1º de setembro. Essa não é a primeira vez que o benefício é concedido de forma antecipada, isso ocorre há mais de 10 anos.
Você viu?
Leia também: Justiça suspende aumento de impostos sobre combustíveis no Rio Grande do Sul
Para consultar o cronograma de liberação, aposentados e pensionistas podem acessar o site do Ministério da Previdência na internet, e verificar a data de pagamento da primeira parcela. Nessa primeira parcela os beneficiários vão receber o valor integral, tendo o desconto do Imposto de Renda creditado apenas na segunda parcela do décimo terceiro salário.
Desde o ano de 2006 que o governo antecipa a primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto. Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, devida a crise econômica e a queda da arrecadação naquele ano.
Outros benefícios
Além do 13º salário, nesta semana foi autorizado o saque das contas inativas do PIS/Pasep. Após medida provisória ficou autorizado mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65, podem sacar o valor. Anteriormente, só as pessoas de mais idade tinham o direito.
*Com informações da Agência Brasil
Leia também: Hormel Foods compra operação da Ceratti por US$ 104 milhões