Em tempos de crise econômica e diminuição da renda, muitos já tiveram que usar o cheque especial em um momento de necessidade. Muitos especialistas em finanças pessoais o apontam como um grande vilão, mas usado com consciência e evitando o endividamento, ele pode ser uma ferramenta válida em casos de imprevistos.

 Leia também: Consumidor poderá consultar Serasa Score e outros serviços nos Correios

Cheque especial: se usado com consciência pode ajudar consumidor em momentos de imprevistos financeiros
shutterstock
Cheque especial: se usado com consciência pode ajudar consumidor em momentos de imprevistos financeiros


 “O cheque especial é uma opção útil para quem precisa do dinheiro de forma rápida para alguma eventualidade, por exemplo, pagar uma conta importante pouco antes de receber seu pagamento”, ressalta o diretor do Itaú Unibanco, Flavio Iglesias.

Caso tenha usado o recurso, mas acabou por se enrolar com as contas, uma das opções, segundo orientação de Iglesias, é entrar em contato com a instituição financeira e encontrar uma opção de crédito com juros menores, para se recuperar financeiramente, e quitar a dívida .

Muitos bancos se antecipam em momentos de crise e disponibilizam formas de renegociação do salto em aberto. Em alguns casos, é possível unificar em apenas um contrato de parcelamento até três modalidades de crédito (cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal) que estejam em dia ou em atraso. “Queremos que o cliente tenha uma vida financeira sustentável e o parcelamento é uma ótima oportunidade de trocar uma dívida mais cara por uma mais barata”, enfatizou o executivo. 

Leia também: Atenção investidores: veja o que especialista diz sobre momento do dólar

Você viu?

Para ajudar quem se enrolou com o crédito, o diretor do Itaú Unibanco, listou quatro dicas para ajudar nas finanças pessoais do brasileiro; veja:

1- Use se necessário

Segundo Iglesias, o cheque especial deve ser usado em momentos de emergência, uma vez que o valor do juros rotativo da linha de crédito é alta. Logo, o ideal é usar por curto período de tempo. “Não utilize como complemento da renda mensal , para cobrir os gastos que estouram o orçamento”.  

2 - Organize as datas dos pagamentos

Se as contas mensais vencem antes do recebimento do salário, o ideal é mudar a data de vencimento para não pagar juros ou usar o rotativo da conta para quitar os valores. 

3 - Verifique sua conta-corrente

Uma das maneiras de evitar sustos com o saldo negativo é monitorar, de forma constante, a conta corrente. Isso ajuda a controlar os gastos e saber a hora de colocar o pé no freio. O mesmo vale quando já está usando o dinheiro do banco, controle para não usar todo o limite. 

4- Negocie o saldo devedor

Quando a situação saiu do controle, o diretor da instituição financeira indica o contato com o gerente da conta bancária para encontrar uma solução menos onerosa. “Hoje muitas instituições oferecem a possibilidade do cliente parcelar o cheque especial com taxas menores em comparação as praticadas no rotativo”.

 Leia também: Investimento: Saia do comum e aposte nos títulos privados

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!