Para juntar dinheiro e trabalhar somente por prazer, é preciso ter muita disciplina e dedicação ao projeto
shutterstock
Para juntar dinheiro e trabalhar somente por prazer, é preciso ter muita disciplina e dedicação ao projeto

Depoios da aprovação da reforma trabalhista , muitos trabalhadores passaram a olhar para o futuro, pensando na possibilidade de juntar dinheiro e parar de trabalhar por necessidade financeira. É claro que essa tarefa não é fácil, mas também não é impossível. Confira algumas dicas para conseguir:

Leia também: Conheça cinco tecnologias futuristas que mudarão a vida dos humanos

1) Defina os números da sua independência

Antes de tudo, você precisa definir com quantos anos deseja se aposentar e qual padrão de vida quer ter neste momento. Dessa forma, você conseguirá chegar a um número mensal que precisa juntar de dinheiro . Considere as despesas, as atividades e os sonhos que deseja conquistar no período.

Para atingir este objetivo, é necessário acumular um capital que renda o dobro do que deseja ter mensalmente. Por exemplo: caso deseje obter dessa aposentadoria privada R$ 2 mil por mês, seus investimentos precisarão render R$ 4 mil por mês. Assim, você saca metade e deixa a outra metade rendendo, para que a renda se recapitalize e se preserve.

2) Reduza gastos

Se você tiver dificuldades para poupar mensalmente, reduza seus gastos. Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias, anotando todas as suas despesas, separando por categorias como alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.

Dessa forma, você será capaz de reconhecer seu comportamento financeiro e saberá quais hábitos pode mudar para diminuir ou eliminar despesas e conseguir poupar para deixar de trabalhar por obrigação.

Leia também: Empresários aumentam renda com venda de cerveja artesanal da África do Sul

Você viu?

3) Economize a cada mês

São poucas as pessoas que possuem o hábito de poupar mensalmente, especialmente para sonhos de longo prazo, como o da independência financeira. Para não perder o ritmo, tenha seu objetivo sempre em mente: ele irá te mover e motivar.

No entanto, não foque somente no sonho de longo prazo. Procure também manter outros sonhos, de médio e curto prazo, para que sejam realizados de maneira mais rápida. Neste caso, faça poupanças diferentes.

4) Rendas extras

Você pode direcionar todas as rendas extras para adiantar o sonho da independência financeira. Entre elas estão o resgate de contas inativas do FGTS, restituição do imposto de renda, 13º salário, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aumentos salariais, bônus, comissões, rendimento das aplicações financeiras, por exemplo. 

5) Procure o fundo ideal

Os fundos nos quais você investe seus valores, tanto de rendas extras, quanto o poupado mensalmente para a independência financeira, devem ser adequados para sonhos de longo prazo, como Previdência Privada e Títulos do Tesouro Direto.

Leia também: Litecoin: conheça quatro vantagens da moeda sobre a Bitcoin

Pelo fato de serem reservas de dinheiro muito importante, fruto de anos de trabalho, caso queira diversificar em investir em ações, por exemplo, é aconselhável destinar apenas cerca de 10% para essa modalidade, considerando o alto risco da aplicação.

*Por Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!