Brasil Econômico

Quem está à procura de emprego sabe que dedicar-se a pesquisar vagas e enviar currículos é de extrema importância. Porém, nem sempre os candidatos têm a certeza de que o recrutador realmente terá acesso aos seus dados, o que torna a procura sempre repleta de ansiedade.

Leia também: Confira as cinco principais dicas para aproveitar melhor seu estágio

Emprego: Pesquisa apontou que o maior número de vagas são divulgadas às terças-feiras e que os recrutadores costumam analisar os candidatos no período da tarde, após às 14h
shutterstock
Emprego: Pesquisa apontou que o maior número de vagas são divulgadas às terças-feiras e que os recrutadores costumam analisar os candidatos no período da tarde, após às 14h


Um estudo feito pelo site Vagas.com, usou a base de dados dos anúncios de vagas e o números de candidaturas feitas na plataforma e identificou os dias e os horários em que os recrutadores mais anunciam oportunidades de emprego .

Para a surpresa de muitos, a terça-feira é o dia da semana que concentra o maior volume de ofertas de vagas, com 21% do total. Segundas e quintas-feiras aparecem como o segundo dia, com 20%. A quarta-feira detém 19% e a sexta, 18%. Sábado e domingo só respondem, cada, por 1% das divulgações.

Você viu?

Por mais que o número de vagas anunciadas seja maior as terças-feiras, os currículos devem ser enviados com rapidez, sem ter um dia específico para isso, conforme explicou Rafael Urbano, da área de Inteligência de Negócios da VAGAS.com.

“Na era pré-currículo digital, a segunda-feira era o dia mais indicado para enviar currículos. O candidato que enviava seu CV mais rápido sabia que a chance de ter seu currículo lido por um recrutador era maior do que daquele que deixava para enviar dias depois do anúncio da vaga. Quanto mais demorado era o envio, menor era a chance do candidato. Com a informatização do sistema, os processos se tornaram mais ágeis, objetivos e precisos impondo uma nova dinâmica ao recrutador e ao candidato”, disse.

Leia também: Mulheres receberam 23,6% a menos do que os homens em 2015, revela IBGE

O Vagas.com identificou ainda que o período da tarde, entre 14h às 17h –  concentra o maior volume, com 44% do total. É na faixa das 16h às 17h onde ocorre o pico de publicações, com 12% do total. Pela manhã os recrutadores abrem 32% das ofertas de emprego, sendo das 11h às 12h o período de maior volume, com 12%.

Visualizações de currículos

Assim como os dias e horários com maior frequência de ofertas de vagas, o setor de Recursos Humanos também tem um hábito para avaliar os candidatos interessados na vaga. Segundo os dados do site de ofertas de emprego, 45% das aberturas dos currículos acontecem no período da tarde, das 14h às 17h. Entre às 15h e 16h é o período de maior incidência, representando 13% do volume total.  Pela manhã entre 9h às 11h – há 30% de aberturas dos currículos, sendo das 11h às 12 h o intervalo mais intenso para essa atividade, somando 13% das leituras.

 Leia também: Emprego: Disputar uma vaga atualmente é mais difícil que passar no vestibular

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!