Para se dar bem, estagiário precisa tratar programa como um trabalho real, usando-o como a etapa inicial para uma carreira de sucesso; veja outras dicas

Brasil Econômico

É importante que estudante use o estágio para colocar em prática as atividades que aprende na universidade
Divulgação
É importante que estudante use o estágio para colocar em prática as atividades que aprende na universidade

Conseguir um estágio é uma excelente maneira de dar os primeiros passos na carreira profissional. Essa fase é de extrema importância, pois, além de o estudante praticar aquilo que aprende, ele também começa a abrir as portas que podem levá-lo à excelentes oportunidades no futuro.

Leia também: Empresários usam inteligência artificial para encontrar ativos e cobrar dívidas

Com a experiência de quem já passou por esse período com sucesso, Poliana Ferraz, fundadora da Super Estágios, primeira rede de franquias do segmento no Brasil, preparou algumas dicas para que os estudantes possam aproveitar as oportunidades e aumentar as chances de efetivação.“O  estágio  deve ser uma experiência enriquecedora para a vida do estudante, mas é preciso tomar alguns cuidados. O ambiente é de trabalho e isso requer seriedade e profissionalismo, não importa o cargo”, explica.

Abaixo, confira cinco dicas apontadas pela empreendedora para ajudar os jovens a encontrar o seu espaço no mercado:

1) Saiba administrar o tempo

Saber como organizar tempo é fundamental para o estagiário. É preciso saber dividir a carga horária entre o trabalho, estudos e o lazer, que não deve prejudicar nenhuma das obrigações. Redes sociais devem ficar em segundo plano quando utilizados para entretenimento. Comprometimento com as obrigações é essencial para o crescimento profissional.

Leia também: Reforma trabalhista torna educação financeira obrigatória, diz especialista

2) Seja curioso

O estágiário tem a oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido na universidade. Por isso, questionar é a palavra chave para o aprendizado. Seja pró-ativo, pergunte, saiba aonde a empresa quer chegar, quais as prioridades, metas e prazos. Entenda as atividades de outros setores e compreenda como a empresa funciona. Tenha uma visão ampla, pois esse é um ótimo caminho para se tornar um profissional de excelência.

3) Desafie-se

O estagiário deve se desafiar o tempo inteiro. Sair da zona de conforto e sempre dar o seu melhor são apenas algumas dicas. A empresa muitas vezes quer ver o estagiário não como substituição de mão de obra, mas como um profissional que irá contratar amanhã. Para obter êxito, é preciso se desafiar e não ter medo de tentar o novo.

4) Saiba o que vestir e como se comportar

O marketing pessoal é extremamente importante e o estagiário deve estar preparado para novas oportunidades. Um bom comportamento e uma roupa adequada são fundamentais para o estagiário antes mesmo de começar o trabalho em uma empresa. No momento da entrevista, é primordial vestir-se da maneira correta para o cargo desejado. Um bom vestuário não é exatamente usar roupas de marca, mas, sim, saber como se apresentar profissionalmente. Também é necessário saber como se comportar. Procure não usar gírias e ter atitudes que demonstrem profissionalismo.

Leia também: Ex-funcionária é indenizada em R$ 20 mil por estresse constante no trabalho

5) Trate como um trabalho real

O estágio não deve ser encarado apenas como ponte para efetivação . Ele deve ser visto como a etapa inicial para uma carreira de sucesso. Devido a isso, é mais do que necessário que o estudante demonstre extremo profissionalismo. Ser pontual, organizado, saber trabalhar em equipe e entender o contexto das tarefas são características fundamentais para quem quer evoluir na carreira.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.