A indústria paulista mais fechou do que abriu vagas no mês de junho. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pela Pesquisa de Nível de Emprego em âmbito estadual da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o setor demitiu 9,5 mil trabalhadores em junho. O resultado representa uma queda de 0,44% no nível de emprego na comparação com o mês anterior.

Leia também: Reforma trabalhista: vejas as mudanças que mais impactam os profissionais

No acumulado para o primeiro trimestre deste ano, os números seguem positivos, com 10 mil novas vagas de trabalho, o melhor resultado desde 2013. Dos 22 segmentos da indústria pesquisados, somente o de couro e calçados registrou resultado positivo em junho, com a geração de 233 vagas. O resultado foi negativo em 17 segmentos e 4 continuaram estáveis. Entre os que tiveram resultado negativo, o destaque foi a área de produtos alimentícios.

Indústria de produtos alimentícios registrou a maior queda no número de empregos, com menos 2,3 mil vagas em junho
shutterstock
Indústria de produtos alimentícios registrou a maior queda no número de empregos, com menos 2,3 mil vagas em junho

Leia também: Atividade econômica registra queda de 0,51% em maio, diz Banco Central

No período, o segmento fechou 2,3 mil vagas. Em seguida, estão os setores de impressão e reprodução de gravações (-1,33 mil vagas), bebidas (-1,30 mil vagas) e móveis (-1,11 mil). O setor de impressão e reprodução de gravações, em especial, registrou a pior queda no período, ficando 3,35% abaixo do registrado em maio. "Neste 1º semestre tivemos três meses positivos e três negativos. Estamos em fase de transição", disse a Fiesp em comunicado à imprensa.

Você viu?

"A regulamentação da terceirização , a emenda constitucional do teto dos gastos públicos, a nova legislação da exploração do petróleo, e agora a aprovação da reforma trabalhista, são um conjunto de medidas que devem reativar a economia do país dando mais ânimo para as contratações", defendeu a federação.

Nas 36 regiões paulistas, 17 tiveram alta, com destaque para Jaú (1,13%), influenciada pelo setor de produtos de metal (18,18%) e produtos alimentícios (1,16%). Em São Caetano do Sul, houve alta de 0,59%, impulsionada pelos móveis (3,19%) e produtos alimentícios (1,74%). Em Limeira, a alta foi de 0,48%, influenciada por veículos automotores e autopeças (1,64%) e produtos alimentícios (2,34%) .

Leia também: FMI eleva projeção de crescimento para esse ano, mas reduz estimativas de 2018

O setor da indústria de 27 municípios, porém, teve resultado negativo. As maiores quedas foram registradas em Botucatu (-4,34%), com artigos de vestuário (-32,53%) e produtos alimentícios (-0,42%) ; Santos (-1,65%), influenciada por produtos de metal (-9,31%) e produtos minerais não metálicos (-1,90%) e Matão (-1,49%), máquinas e equipamentos (-2,18%) e produtos alimentícios (-0,94%).

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!