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Expectativa de arrecadação é de R$ 1,5 bilhão, sendo que o investimento previsto para a empresa que assumir a ferrovia é estimado em R$ 3 bilhões

Governo deve publicar edital do leilão da Ferrovia Norte-Sul em 14 de novembro
Reprodução/Valec
Governo deve publicar edital do leilão da Ferrovia Norte-Sul em 14 de novembro

O governo decidiu que o leilão para a subconcessão da Ferrovia Norte-Sul , no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP), será realizado em fevereiro de 2018. As obras para a conclusão da ferrovia serão realizadas pela Valec até o primeiro trimestre do ano que vem. Quem vencer o leilão vai operar o trecho por um período de 30 anos, prorrogável por mais 30.

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Será publicado até o final da semana pelo governo , no Diário Oficial da União, o aviso de audiência pública. As sessões serão realizadas nas cidades de Goiânia (GO), Palmas (TO), Uberlândia (MG), em São Paulo (SP) e Brasília.

Já a publicação do edital do leilão está prevista para 14 de novembro, depois de passar por análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa de arrecadação é de R$ 1,5 bilhão com o leilão . O investimento previsto para a empresa que assumir a ferrovia é estimado em cerca de R$ 3 bilhões.

“Estamos cumprindo o conceito de busca de um ambiente regulatório adequado, concorrencial, de dar tempo para as pessoas se organizarem, fazerem seus estudos, organizarem seus lances e acabar com aquela coisa açodada de querer resultado a toque de caixa”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

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De acordo com o ministro, grupos internacionais já demonstraram interesse em participar da concessão e o assunto deve ser levado pelo presidente Michel Temer em sua viagem à Rússia, prevista para os próximos dias.

No começo da subconcessão, a ferrovia tem demanda potencial prevista em 1,2 milhão de toneladas, mas pode chegar a cerca de 8 milhões de toneladas em 2020. Ao final da concessão, o trecho pode chegar a uma demanda de 25,8 milhões de toneladas, com predominância das cargas gerais e de granéis sólidos agrícolas.

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A extensão do trecho que será subconcedido pelo governo é de 1.537 quilômetros, indo do Tocantins, passando por todo o estado de Goiás e chegando a Estrela D'Oeste, em São Paulo. Em Porto Nacional, o trecho vai se conectar ao tramo norte da ferrovia, possibilitando o acesso ao porto de Itaqui (MA). Em Estrela D'Oeste, o trecho será interligado à Malha Paulista, o que vai possibilitar a conexão da Ferrovia Norte Sul ao Porto de Santos e ao polo econômico e industrial de São Paulo.

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