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Oferecer uma variedade de produtos e determinar preços com base nas despesas comerciais, administrativas e financeiras são tarefas essenciais

Oferecer um bom atendimento é indispensável para que seu negócio tenha sucesso
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Oferecer um bom atendimento é indispensável para que seu negócio tenha sucesso

O sucesso de um negócio depende de uma série de questões. Não saber determinar o preço do produto ou serviço corretamente ou prestar um atendimento deficiente, assim como deixar de promover mudanças quando os resultados não são os esperados são alguns dos erros que podem levar empresas ao endividamento.

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Pensando nisso, o consultor de empresas Artur Lopes, sócio da Artur Lopes & Associados, listou algumas dicas que podem ajudar os empreendedores a evitar qualquer problema deste tipo em seu negócio . Confira:

1) Produtos

De acordo com Lopes, o comércio precisa ter uma variedade de produtos adequada à demanda dos consumidores. “Não pode haver desabastecimento de alguns produtos nem dificuldade de giro de outros; o varejo necessita de precisão na oferta”, alerta ele.

2) Preço

Grande parte dos comerciantes têm seu processo de formação de preço de modo empírico (determinado por experiências anteriores), sem considerar aspectos técnicos. O especialista sugere que a empresa faça o controle e a gestão das despesas comerciais, administrativas e financeiras da empresa para, então, determinar os preços.

3) Caixa

“A boa gestão de uma empresa varejista passa, sempre, pela boa gestão e preservação do capital de giro”, resume o consultor. Isso quer dizer que o ciclo operacional, sempre que possível, deve ser positivo, ou seja, o comerciante deve vender seus produtos em prazos menores do que aqueles que ele usa com seus fornecedores. Assim, a atividade vai se financiar naturalmente.

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4) Atendimento

O consultor acredita que prestar atendimento cordial, eficaz e com respeito ao consumidor é fundamental para atrair e reter clientes , evitando que a empresa enfrente problemas no futuro. Por isso, é preciso investir no treinamento dos funcionários.

5) Fornecedores

“Manter uma relação estreita com os fornecedores é muito importante”, diz o consultor. Isso permite que o empresário obtenha condições melhores de negociação e, eventualmente, possa repassar essas vantagens aos seus clientes.

6) Contabilidade

Parar fazer a gestão de uma empresa varejista, é importante não apenas guiar-se por indicadores próprios da atividade, mas também ter muita atenção aos resultados. Assim, se algo não andar bem num determinado mês, o empresário poderá fazer mudanças de rumo com rapidez.

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7) Localização

Pensar na localização da loja é uma quesgtão muito importante para o sucesso de uma empresa, de acordo com o especialista“A escolha inadequada do ponto comercial e da localização do estabelecimento pode comprometer o negócio”, afirma.


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